Blog do Prisco
Notícias Últimas

Com o melhor trabalho de Santa Catarina, São José é premiado na 18ª Mostra Brasil SUS

O Ambulatório para atendimento integral à saúde da população Transgênero de São José (AmbulaTrans-SJ) foi destaque na 18ª Mostra Brasileira: aqui tem SUS, no 37ª Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizada em Goiânia (GO), entre domingo (16) e quarta-feira (19). Considerado o maior fórum de discussão sobre saúde pública do País, o encontro reuniu mais de 11 mil pessoas entre gestores, trabalhadores e profissionais do SUS de todos os estados.

A iniciativa da Prefeitura de São José, implantada por meio da Secretaria da Saúde, o AmbulaTrans recebeu dois prêmios: do Fundo de População da ONU Brasil (UNFPA), organismo responsável por questões populacionais, com o título “Saúde Reprodutiva para tod@s: acelerando o compromisso”. E o segundo foi o reconhecimento como o Melhor do Estado de Santa Catarina, o que confere ao Projeto um WebDoc (documentário de 15 minutos) realizado pelo próprio Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).

A população transgênero ainda é marginalizada nos cuidados referentes à saúde e o documentário trará visibilidade ao trabalho realizado em São José, consagrando o Município dentro da vanguarda no cuidado integral à saúde e servindo como base para desenvolver um trabalho de excelência para o segmento, explica a secretária municipal de Saúde, Sinara Simioni.

A secretária comemora as conquistas e afirma que o evento oportunizou aos municípios compartilharem experiências e promoveu as melhores práticas adotadas pelas equipes de saúde. “A Mostra foi uma excelente oportunidade para divulgarmos o nosso trabalho, evidenciando essa ação tão inovadora que desenvolvemos em São José. Fomos reconhecidos com as premiações e vimos que estamos no caminho certo”, destacou Sinara. “Lembrando que o foco agora é expandir e aperfeiçoar o Ambulatório, ampliando o acesso das pessoas transgênero aos serviços”.

Um dos idealizadores do projeto josefense, Hubert Beck, salientou a importância do reconhecimento nacional.  “A transgeneridade não é doença. Identidade de gênero não é uma fase e precisa ser respeitada. Estamos muito contentes com a premiação, com o apoio da gestão da saúde e também da Prefeitura. Tenho certeza que unindo esforços vamos expandir esse trabalho, promovendo acolhimento e cuidado melhores para a nossa população”.

Segundo ele, trazer à tona a pauta da população trans é uma correção histórica necessária, para garantir acesso equânime, universal e integral à saúde da população. “É um privilégio mostrar para o Brasil todo, mesmo com todas as adversidades, que fazer saúde é respeitar a diversidade e trabalhar sempre em prol da inclusão”.

Sobre o AmbulaTrans

O serviço, uma importante conquista do público LGBTQIA+, é promovido pela Prefeitura de São José, por meio da Secretaria da Saúde. É o segundo no Estado e serve de modelo para outras Prefeituras, que buscam conhecer de perto o trabalho desenvolvido. O AmbulaTrans de São José é o primeiro serviço multiprofissional de cuidado integral em Santa Catarina para esta população.

A iniciativa promove o acolhimento clínico à pessoa trans, com equipe de profissionais capacitados. O ambulatório fica localizado dentro da Policlínica de Campinas (3º andar) e lá são ofertadas consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos, aconselhamento psicológico e apoio sócio familiar, para usuários cadastrados nas UBS. O serviço, gratuito, é realizado nas terças-feiras, das 18h às 22h, e a equipe técnica está estudando a possibilidade de ampliar o serviço para mais dias.

Ciente da situação de vulnerabilidade da pessoa trans, que na maioria das vezes não tem acesso a serviços de saúde especializados, a Prefeitura de São José decidiu aprimorar o cuidado integral à população transgênero, de maneira interdisciplinar, promovendo equidade a uma população sócio historicamente superestimada.

Desde que foi criado, em maio de 2021, foram contabilizados mais de 3 mil atendimentos, um indicativo importante para a comunidade LGBTQIA+, que de acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transsexuais (ANTRA), compõe 2% da população brasileira.

A seleção

Das 452 experiências inscritas em Santa Catarina, o projeto josefense se classificou entre os 36. Na Mostra Nacional, o AmbulaTrans conquistou a melhor colocação, sendo considerado o Melhor do Estado.

A seleção foi promovida por uma banca avaliadora, com o objetivo de valorizar iniciativas inovadoras desenvolvidas pelos profissionais de saúde que atuam nos municípios de todo o país e estimular o intercâmbio de trabalhos bem-sucedidos na gestão local do Sistema Único de Saúde (SUS).