Blog do Prisco
Destaques

Começa nesta terça-feira (26) o maior evento de hotelaria do Sul do Brasil

Um dos temas que estarão em debate será o investimento dos hotéis em soluções energéticas e começam a gerar sua própria energia

O tema referente à sustentabilidade em hotéis, empresas, comércios e indústrias nunca esteve tão em alta. Cada vez mais, o desenvolvimento sustentável vem se destacando em diversos segmentos e áreas. Isso porque os sistemas de energia solar estão numa grande crescente. Um exemplo são os hotéis que já descobriram os benefícios da instalação de placas fotovoltaicas nos telhados ou então próximos de seus estabelecimentos para reverter em economia na conta de luz.

O 33º Encatho & Exprotel 2022 será aberto oficialmente nesta terça-feira (26), às 17h30, no Centro Sul, em Florianópolis, com a presença de autoridades e lideranças do setor hoteleiro catarinense. Durante os próximos três dias, Florianópolis vai respirar hotelaria.

O crescimento da energia renovável em estabelecimentos hoteleiros será um dos focos da programação através do Painel Energia 360º com a participação de especialistas da área de energia. O painel acontece nesta quarta-feira (27), às 10h40, no CentroSul, em Florianópolis.

Entre os destaques do painel está a apresentação do tema: Crescimento do mercado da Geração Solar no Sul do Brasil e sua aplicação no setor hoteleiro, que será exposto pelo diretor comercial da TAB energia, Michel Kazmierski.

“Este é um importante evento que reúne discussões e atualizações das principais leis e temas do setor hoteleiro e a questão da energia não poderia ficar de fora. Segundo a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), 6% do custo de um hotel é gasto com energia elétrica. Diante deste cenário promissor, a TAB energia vai apresentar soluções para economia na fatura de energia em sinergia com outras opções no mercado”, informa Michel.

O especialista em energia solar complementa explicando que a Lei 14.300 do Marco Legal da Geração Distribuída começa a aplicar a taxação a partir de janeiro de 2023. “Vamos explicar como o hoteleiro pode ganhar mais tempo e garantir um maior retorno do investimento em energia solar, seja na planta do hotel com autoconsumo junto a carga ou remoto”, expõe.

Neste Painel Energia 360º, também estarão presentes o CEO Vektor Energia, Sandro Bittencourt de Souza, que falará sobre O papel do “Smart Customer” na transformação do mercado de energia no Brasil e no mundo; e o representante da cooperativa SICOOB, Dangelo Dalla Rosa, apresentando linhas de crédito destinadas a geração de soluções em energia com visão de redução de custos e sustentabilidade. O painel será mediado por Mário Gaidzinski, da startup Elo verde.
Nos últimos 12 meses, o setor hoteleiro e de serviços em geral liderou ações com objetivo de reduzir os custos com energia, seja promovendo a migração para o Mercado Livre de Energia ou investindo em usinas solares.

Esta é uma grande oportunidade para os participantes do painel conhecerem os benefícios que vão muito além da economia na conta de energia elétrica, consumido energia a partir de fontes renováveis e atenta às práticas ESG.

O Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho & Exprotel está em sua 33ª edição e é promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC). Durante três dias, de terça (26) até quinta (28), o evento vai apresentar inovações, tendências e perspectivas para a hotelaria e o turismo.