Blog do Prisco
Coluna do dia

Começou o rearranjo

Começou o rearranjo

Conforme o Blog do Prisco e a coluna anteciparam, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, oficializou ontem seu desembarque do MDB. Foi durante o tradicional almoço da bancada estadual do Manda Brasa.

Ele ficará sem partido e observando o cenário. Tem até o começo de abril do ano que vem para novo registro de filiação partidária, segundo exigência da Lei Eleitoral. O MDB era fator que pesava contra o projeto reeleitoral de Gean Loureiro. Abrigado na legenda, o alcaide sabia que o risco de perder a eleição era muito grande. Basta olhar a disputa de 2016, quando ele venceu por pouco mais de mil votos, margem apertadíssima. Um dos pontos mais explorados pelos adversários de Gean naquele ano foi justamente sua filiação ao MDB, que, ao lado do PT, é o partido mais desgastado pelos escândalos de corrupção.

No outro espectro, Gelson Merisio também pulou fora. Só que do PSD. Assina no PP. O quadro para 2020 e 2022 vai começando a tomar novos contornos.

Cacife

No PP, Merisio tentará manter vivo o cacife dele de mais de um milhão de votos. Está fixado em Joinville, onde pretende influenciar diretamente no pleito municipal do ano que vem.

O PP tem uma estrutura, é um partido consolidado, mas precisará crescer. Hoje, dos cinco mandatos parlamentares, três são da família Amin. Esperidião e Merisio vão correr o estado. Precisam construir o partido, crescer em 2020 para chegarem fortes em 2022.

Timing

Gean Loureiro e Gelson Merisio anunciaram suas saídas de MDB e PSD antes das convenções estaduais. Estrategicamente, pois não terão qualquer influência ou digitais nas próximas direções partidárias.

Projeção

Em relação ao prefeito da Capital, se ele for reeleito, naturalmente se coloca na disputa estadual de 2022.

Adversários

Evidentemente que Esperidião Amin e Gelson Merisio vão fazer de tudo para evitar a reeleição de Gean. Senão, já surge um nome com grande potencial estadual.

Indefinição

Vale observar em quem Amin e Merisio vão apostar em Florianópolis. Se no deputado estadual João Amin no primeiro turno; se vão descarregar em outro nome no segundo, como Hélio Costa, ou se podem apostar no deputado federal já no primeiro round. São incógnitas.

Fator Pedrão

Na Capital, não se pode perder de vista a força do vereador Pedrão. Ele ainda não deixou claro se permanecerá no PP. Uma alternativa trabalhada nos bastidores é a migração de Pedrão para o PRB, partido de Hélio Costa, com quem Pedrão poderia compor de vice. Nesta solução, o PRB liberaria Costa para assinar no PSL sem risco de perder o mandato e a chapa contaria com os apoios de Moisés da Silva e Lucas Esmeraldino.

Pepinaço

A Fecam, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/SC), técnicos do Ministério da Saúde e Procuradoria do Ministério Público Federal (MPF) do Estado reuniram-se na sede do órgão federal em Florianópolis, para tratar da situação do Programa Mais Médicos em SC. Prefeitos e prefeitas catarinenses, em especial de pequenos municípios onde a situação é mais grave, explanaram suas dificuldades.

Redução

As novas regras de adesão ao Programa Mais Médicos reduzem o número de vagas de profissionais em todo o Estado, criam um grande problema de custos aos gestores municipais e comprometem a política de assistência básica em saúde. Em SC são 135 vagas médicas não ocupadas à espera de edital.