Blog do Prisco
Notícias

Comissão da Agricultura vai debater crise da agroindústria na região oeste

Diante da crise que assola diversas agroindústrias, especialmente as plantas da BRF no estado de Santa Catarina, o deputado federal Celso Maldaner do MDB/SC em conjunto com o deputado federal Marcon do PT/RS solicitou junto à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal na manhã desta quarta-feira (11) a aprovação de requerimento para a realização de um seminário na região oeste do Estado.

Maldaner explica que a operação Carne Fraca e os embargos do bloco econômico europeu contribuíram para que as agroindústrias entrassem no vermelho e com a greve dos caminhoneiros a corda arrebentou, resultando em demissões e pausas nos contratos de produção.

Segundo Maldaner, as agroindústrias estão no vermelho – foto>divulgação

“A agroindústria é uma das principais fontes de renda da região. O setor é ponto forte do estado de Santa Catarina e mostra a força da agricultura e do produtor rural.  Infelizmente embargos à carne brasileira, operações de fiscalização e a greve causaram prejuízos atingindo também trabalhadores e os produtores rurais. Precisamos debater soluções e meios de incentivo junto ao governo para passar por esta crise, reduzindo o impacto e também tranquilizando a população e os países consumidores da nossa carne sobre a qualidade da carne que chega à nossa casa ” destacou o deputado.

Nesta terça-feira, em assembleia, funcionários da BRF  aceitaram a proposta da empresa em reestruturar suas atividades através da medida chamada de lay-off em seis meses, incluindo as férias coletivas.

A Comissão vai marcar a data para realização do seminário o mais breve possível.