Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Comissão de Assuntos Municipais ouve demandas de associações de municípios da região serrana

A reunião da Comissão de Assuntos Municipais desta terça (12) recebeu associações de municípios que compõem a região da Serra. Manifestaram-se representantes da Associação de Municípios da Região do Contestado (Amurc) e Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc).

A reunião foi realizada no Centroserra, em Lages, durante a 4ª edição do Alesc Itinerante. A participação das associações atende ao requerimento 199/2024, de autoria do deputado Nilso Berlanda (PL), que também conduziu o debate.

Roberto Mulin de Almeida representou a AMURC, que é formada pelos municípios de Curitibanos, Frei Rogério, Ponte Alta do Norte, Santa Cecília e São Cristóvão do Sul. Para ele, o programa Alesc Itinerante gera uma proximidade com os municípios.

A sua principal demanda para os deputados foi apoio para implementar programas de fomento ao turismo nos municípios da região. Para incentivar o turismo e a cultura, também pediu apoio para a construção de uma arena em Curitibanos e o Parque do Sino da Paz, em Frei Rogério.

Segundo Almeida, quatro dos cinco municípios da AMURC têm baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Então a destinação de recursos, encaminhamentos e apoios ajudam o desenvolvimento que os municípios necessitam. A AMURC é a menor associação de municípios do estado, mas que “está em pleno desenvolvimento, com desafios sociais pela frente”, disse.

Luciano Angonese apresentou a AMPLASC, consórcio dos municípios: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Monte Carlo, Vargem e Zortéa. Ele trouxe os principais desafios dos municípios, que são na área de logística, energia, cobertura de telefonia e internet rural. Essas deficiências prejudicam o escoamento da produção e processos como emissão de notas fiscais nas propriedades. Também pediu apoio para a infraestrutura de saúde e ensino técnico e superior.

Angonese destacou que os municípios da Associação têm forte produção agrícola, principalmente de grãos e são sede de três das oito usinas hidrelétricas do estado. A AMPLASC oferece para as prefeituras assistência em engenharia, arquitetura e agrimensura, principalmente para regularização fundiária.

Com a colaboração de Cíntia de Oliveira

Posts relacionados

Deputada Reinehr cobra manutenção da malha ferroviária em Santa Catarina em audiência

Redação

Semana na Alesc tem audiências sobre vacinas, população em situação de rua e proteção animal

Redação

“Presidir o Legislativo me fez valorizar ainda mais a democracia e a respeitar as diferenças”, diz Padre Pedro

Redação