Blog do Prisco
Destaques

Comitê vai impulsionar ações de desenvolvimento sustentável e econômico

Grupo é composto por representantes da Prefeitura, Acijs, CDL, Fiesc, Novale Hub e Convention Bureau e busca promover ainda mais o desenvolvimento do município

O modelo de colaboração que une os esforços do setor privado, do poder público e da sociedade civil tem sido um pilar fundamental para que Jaraguá do Sul seja reconhecida em várias áreas no estado, do país e no mundo. Agora, esse diferencial ganha ainda mais solidez com a criação de um comitê com o objetivo de promover ainda mais o desenvolvimento do município, com sustentabilidade econômica e social.

Por meio de decreto municipal, o Comitê de Desenvolvimento – Jaraguá para Negócios é uma iniciativa destinada a atuar como um instrumento de apoio à promoção de projetos do setor público que visam tornar o município mais atrativo para investimentos alinhados com a base econômica, incluindo setores robustos como a indústria, o comércio, os serviços, o turismo e a inovação. As reuniões ocorrerão mensalmente, e a participação de seus membros é voluntária e colaborativa, sem custos ao município.

Composto por representantes da Prefeitura, ACIJS, CDL, FIESC, Novale Hub e do Convention Bureau, o Comitê de Desenvolvimento tem um caráter consultivo, sendo presidido pelo prefeito municipal conforme estabelecido no decreto de criação e no regimento. O comitê também conta com a participação das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Inovação (como direção executiva), de Planejamento e Urbanismo e de Administração, bem como das lideranças de cada entidade envolvida, além da vice-presidência regional da FIESC.

Thiago Sarmanho, secretário de Desenvolvimento Econômico, ressalta que o Comitê ‘Jaraguá para Negócios’ oferecerá um suporte vital ao município, que já operava informalmente nesse sentido. Ele destaca a tradição da cidade no associativismo e voluntariado, elementos que moldaram sua história. O comitê surge para reforçar o conceito de ecossistema essencial para a manutenção de indicadores positivos em várias esferas, permitindo que Jaraguá do Sul continue desenvolvendo de forma sustentável.

Ana Clara Franzner Chiodini, presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, corrobora a expectativa de uma sinergia ainda mais assertiva em prol do município. “O propósito das entidades segue nesta direção, em sintonia constante com as ações administrativas lideradas pelo Poder Executivo que resultam impacto econômico, entendendo sempre que a gestão participativa é fundamental para fortalecer ativos importantes da sociedade, cultivados ao longo do tempo. É uma condição para que se tenha cada vez mais um ambiente favorável aos negócios e, portanto, que atenda frentes necessárias para um crescimento econômico sustentável acompanhado de evolução na qualidade de vida”, afirma Ana Clara.

Nesta linha, um dos focos do Comitê, mas não de forma isolada, é respaldar iniciativas como os projetos SEIS (Setores Especiais de Industrialização Sustentável) e SETS (Setores Especiais de Turismo Sustentável). Desta forma, busca aumentar as condições de atratividade para investimentos e a entrada de novos empreendimentos, com segurança jurídica e fortalecendo o diálogo entre o governo, o setor produtivo e a sociedade.

“O Comitê de Desenvolvimento funcionará como um impulsionador deste ciclo virtuoso, que se retroalimenta. Atuará integrado ao ecossistema que já está consolidado, proporcionando à administração municipal os recursos necessários para gerar mais receita, algo inerente a uma economia ativa. Por sua vez, reforçando essas conexões, possibilita ao município condições ainda mais favoráveis para atender às demandas da comunidade. O resultado vai muito além da mera arrecadação, pois garantirá aprimoramentos na prestação de serviços municipais, ao mesmo tempo em que sustenta a saúde econômica e social”, enfatiza o Presidente do Comitê, Prefeito Jair Franzner.

foto>PMJS, divulgação