Blog do Prisco
Destaques

Comitiva brusquense viaja à Alemanha, em ação parte do projeto 50 Parcerias pelo Clima

Delegação embarca sexta-feira (16) e retorna na segunda-feira (26)

Nesta sexta-feira (16) uma comitiva brusquense embarca para a Alemanha, em uma viagem técnica para o Distrito de Karlsruhe. A ação faz parte do projeto 50 Parcerias Pelo Clima, que visa mitigar os impactos negativos da mudança climática.

Fazem parte da delegação, o secretário de Fazenda e Gestão Estratégica, William Molina, representando o prefeito André Vechi, a superintendente da Fundema, Ana Helena Boss; a engenheira ambiental Amabilly Schvambach; o assessor de comunicação do projeto, Rodrigo Fischer da Silveira; a diretora de Gabinete, Bruna Pereira; a jornalista, Clarissa dos Santos Padilha; a coordenadora do GeoBrusque, Camila da Silva; e a reitora da Unifebe, Rosemari Glatz.

O secretário William Molina explica que este é um momento de conhecer novas tecnologias e ver novas possibilidades para Brusque. “Vamos reforçar essa parceria que a gente já tem há bastante tempo, com as nossas cidades coirmãs da Alemanha, tratar principalmente de dois projetos, que é o das abelhas e o principal: que é o Ecobarreiras, que vai possibilitar o estudo não só de retirar resíduos sólidos de grande porte do rio, mas também micropartículas. Isso vai facilitar a captação da água para o tratamento do Samae e também para a redução de poluentes no nosso rio. Esse é o principal projeto que temos nesse ano, que nós temos que defender nessa parceria”.

Programação

No domingo (18) o grupo visitará a agência de energia em Bretten e também uma feira exposição local sobre energia solar. Já na segunda-feira (19), a programação contempla workshop sobre as parcerias municipais para sustentabilidade. Na terça-feira (20) o grupo conhecerá o sistema de tratamento de água em Bruchsal e os serviços públicos municipais da cidade. À tarde o grupo conhecerá a estação de energia geotérmica Graben-Neudorf. O dia termina com palestra sobre o tema no local.

Na quarta-feira (21) a programação inclui visita à Universidade de Karlsruhe, reunião na cidade de Bretten, onde o grupo também conhecerá os serviços públicos municipais e o centro histórico. Na quinta-feira (22), o grupo visita a Associação de Transporte de Karlsruhe, o plano de mobilidade, área portuária, o sistema de transporte público e i projeto Abelha.

Na sexta-feira (23) haverá reunião com o escritório de planejamento territorial sobre o Atlas Solar, com o departamento de Escolas e Cultura e visita guiada à feira nacional de Jardins. No sábado (24) a programação inclui participação a Klimaarena, parque com exposições sobre mudanças climáticas e inovação. No domingo (24), último dia de programação, o grupo conhecerá a Floresta Negra e os impactos da mudança climática no local. Na segunda-feira (26) a delegação retorna ao Brasil, onde deve chegar na terça-feira (27).

Para a superintendente da Fundema, a viagem da delegação é uma oportunidade para estreitar os laços entre os municípios. “Podemos ver muitas coisas in loco, discutir os projetos em andamento e alinhar os próximos passos da parceria”.

Por meio do projeto “50 Parcerias pelo Clima”, iniciado em 2016, Brusque atualmente está em fase de execução de dois projetos: Atlas Solar e troca da iluminação pública por luminárias Led, que está em fase de finalização. Também envolveu o projeto de Mobilidade Sustentável, que contou com workshops de alunos alemães que vieram a Brusque e também com a parceria da Unifebe, que possibilitou a ida de acadêmicos para a Alemanha.