Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Comitiva catarinense reforça laços com parlamento de Shanxi, na China

Deputados da Alesc visitaram o congresso da província chinesa e também estiveram em fábrica de equipamentos pesados
Deputados visitaram o Congresso da Província de Shanxi na manhã desta quarta-feira (18)
FOTO: Adriano Piekas/Divulgação

Estreitar laços culturais e reforçar intercâmbios econômicos e tecnológicos entre Santa Catarina e a província de Shanxi, na China. Esse foi o objetivo do encontro entre parlamentares da província chinesa e a comitiva formada pelos deputados estaduais Fernando Krelling (MDB), Mauro De Nadal (MDB), Fabiano da Luz (PT) e Rodrigo Minotto (PDT) na manhã de quarta-feira (18), no país asiático.

Os catarinenses foram recebidos pelo vice-presidente do Congresso da Província de Shanxi, Luo Qingyu, que, na ocasião, destacou a importância de promover um futuro compartilhado entre a província chinesa e Santa Catarina.

“Precisamos reforçar não somente a relação de amizade que já existe, mas também estimular parcerias comerciais e tecnológicas que beneficiem os dois lados. Esse é o nosso propósito”, afirmou o líder chinês.

“Criamos um elo importante. Estreitamos relacionamento principalmente na questão da sustentabilidade, na possibilidade de intercâmbios estudantis entre nosso estado e a província de Shanxi”, afirmou o 1º vice-presidente da Alesc, deputado Fernando Krelling (MDB).

“Foi uma visita muito positiva. Queremos fazer com que nossas universidades participem e também estreitem esses laços com Shanxi”, completou o deputado De Nadal.

Em julho de 2024, parlamentares e empresários de Shanxi estiveram em Santa Catarina. À época, o grupo se reuniu com representantes da Fiesc, do governo do Estado e foi recebido pelo então presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal.

Visitação
À tarde, a comitiva conheceu as instalações da TZCO, uma das maiores empresas de fabricação de equipamentos pesados do mundo, com destaque para guindastes.

Os deputados catarinenses aproveitaram a visita para expor o potencial do estado para investimentos no setor. “Podemos construir uma grande relação de negócios entre Santa Catarina e Shanxi”, comentou Fabiano da Luz. “Abrimos um diálogo, mostrando Santa Catarina, nosso potencial e tudo aquilo que podemos oferecer para que uma empresa como essa possa se instalar”, acrescentou Minotto.

Posts relacionados

Finanças encaminha LDO 2026 para votação em Plenário

Redação

Evento gratuito em Florianópolis qualifica vereadores e assessores para comunicação estratégica no mandato

Redação

Candidato à presidência do PT sofre crime de intolerância religiosa dentro do partido

Redação