Blog do Prisco
Destaques

Comitiva de SC participa do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Sistema FAESC/SENAR estará na quarta edição do evento que acontece em São Paulo na próxima semana

Priorizar a relevância feminina para o avanço inovador, rentável, sustentável e ético do agronegócio nacional. Essa é a intenção do 4º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio que acontece na próxima terça e quarta-feira (08 e 09), no Transamerica Expo Center, em Santo Amaro (SP). O evento reunirá mulheres de todo o País para troca de ideias e experiências, sempre com foco no papel da mulher no agro.

Santa Catarina estará representada pela Comissão de Mulheres do Agro Catarinense que participará do Congresso pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC). Estarão presentes Marinês Zolet Rigo, de Concórdia; Paloma Laís Pegoraro, de Campos Novos; Juliane Silvestri Beltrame, de Campo Erê; Fabiana Michels Schmoeller, de Braço do Norte; e a coordenadora da Comissão Mulheres do Agro Catarinense Nayana Setubal Bittencourt, representando o SENAR AR/SC.

Nayana destaca que a presença feminina no meio rural tem sido cada vez mais constante e fundamental. Elas deixaram de ocupar apenas o espaço de auxiliadoras de seus maridos e estão se destacando e empreendendo no campo. “Temos relatos diários de produtoras bem-sucedidas e que conduzem propriedades, muitas vezes, sozinhas. O Sistema FAESC/SENAR/SC incentiva esse protagonismo feminino no campo e o Congresso, do qual participamos pela terceira vez, é uma oportunidade de trocar experiências e atualizar conhecimentos”.

O Estado também estará presente na Vitrine de Negócios que acontecerá durante o Congresso. A marca coletiva Saborense – que tem indústrias associadas em todo o território barriga verde – estará no estande da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Na Vitrine ocorrerão duas rodadas de negócios, nas quais representantes de renomados restaurantes de São Paulo terão a oportunidade de degustar os alimentos e discutir possíveis acordos comerciais com os produtores.

O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, salienta que o público feminino conquista espaço e tem voz e vez em tomadas de decisões importantes no dia a dia das empresas rurais. “Elas estão preocupadas em se capacitar e se preparar para atuar na gestão ao lado, ou não, de seus esposos. Demonstram interesse e comprometimento com a produção e vislumbram, por meio de atitudes empreendedoras, um futuro melhor”.

De acordo com o presidente do Sistema FAESC/SENAR, José Zeferino Pedrozo, as mulheres são o pilar familiar e tem ganhado esse espaço também no trabalho no campo. “Elas são fortes, determinadas e visionárias. Auxiliam de forma exemplar na execução das atividades diárias contribuindo para o desenvolvimento da produção. Por natureza as mulheres têm um olhar mais crítico e detalhista e isso contribui exponencialmente na busca da excelência no meio rural. Sem dúvidas elas são indispensáveis”.

O Congresso é direcionado para agricultoras, pecuaristas, cooperadas, profissionais da indústria, produtoras integradas, sucessoras, executivas de corporações do setor ou herdeiras de propriedades agropecuárias. O evento trará novidades do setor, destacará cases de sucesso, reproduzirá conhecimento e promoverá networking entre mulheres de todo o País.

 

Posts relacionados

Alesc terá debates sobre carnaval, cuidados paliativos, infraestrutura e Comenda do Legislativo

Redação

Governo do Estado publica edital de licitação da Barragem de Mirim Doce, uma das maiores obras de contenção de cheias do Alto Vale

Redação

Santa Catarina tem a melhor distribuição de renda do país, aponta IBGE

Redação