Blog do Prisco
Notícias Últimas

Comitiva do Pará conhece cooperativismo da Aurora

Uma comitiva com aproximadamente 20 pessoas do Estado do Pará (PA) visitou, nesta semana, as instalações do Frigorífico Aurora Chapecó I (FACH I). Foram recebidos pelo vice-presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos Neivor Canton, o gerente do FACH I Antônio Wanzuit e a gerente de comunicação socialIsabel Cristina Machado. A estrutura e o histórico da Aurora Alimentos foram apresentadas e, na sequência, a comitiva conheceu o processo de produção de suínos na agroindústria.

         “Nosso objetivo foi conhecer o modelo cooperativista aplicado pela Aurora Alimentos e levar como exemplo positivo as inovações e tecnologias aplicadas aqui e que deram certo. Esse case de sucesso, com certeza, servirá de combustível para que possamos melhorar o cooperativismo em nosso Estado e fortalecer nossas relações criando, futuramente, uma central de cooperativas agrícolas do Pará”, explicou o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil no Pará (OCB/PA), Ernandes Raiol da Silva.

????????????????????????????????????
Comitiva paraense devolveu visita recebida ainda este ano por grupo de catarinenses – fotos>divulgação 

         Para o vice-presidente da Aurora Alimentos, essa troca de experiências é valorosa. “Nós acreditamos no cooperativismo. Investimos diariamente nessa cultura que tem gerado excelentes resultados beneficiando toda a cadeia produtiva. Servir como exemplo para outras cooperativas é motivo de orgulho e satisfação. A intenção é disseminar cada vez mais esse espírito de cooperação e fazer a nossa parte na construção de um Brasil melhor”.

         O prefeito de Paragominas, uma das cidades representadas na comitiva, Paulo Tocantins, falou sobre a satisfação em conhecer a importante atuação da Aurora em todos os municípios em que se encontra representada. “Ficamos impressionados com as instalações da Aurora e, mais do que isso, com o modelo de cooperativismo que é empregado. No Pará estamos iniciando esse processo de inserir na cultura do Estado o espírito de cooperação e ver o sucesso da Aurora nos motiva”.

         Segundo ele, é fundamental ter como base exemplos de sucesso como o da Aurora. “Tivemos uma aula de cooperativismo. Essa troca de experiência é enriquecedora. Levaremos para o Pará os bons resultados com o intuito de implementar o que deu certo aqui. O cooperativismo é o futuro e nós apostarmos nisso”, complementou.

         O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) Adnan Demachki, destacou que o Pará tem como base econômica o extrativismo, principalmente de minério e madeira, mas está crescendo na agropecuária com base em um planejamento, o “Pará 2030”, que prepara o Estado para os próximos 15 anos. “Estamos aprimorando nosso modelo de produção com uma agropecuária verticalizada. A intenção é ser além de produtor de matérias-primas, se tornar exportador de produtos industrializados”.

         De acordo com Demachki, a experiência exitosa da Aurora Alimentos com o cooperativismo é o modelo que o Pará pretende seguir. “A cooperação promove grandes transformações”, disse. A comitiva também aproveitou a oportunidade para convidar a Coopercentral a se instalar, também, na região norte ampliando, ainda mais, a sua abrangência. “Os produtos da Aurora já são consumidos no norte do País, mas acreditamos que temos capacidade para industrializar em nossa terra produtos com a marca e, assim, reduzir em grande escala os investimentos em logística e custo de produção”, avaliou o secretário.

         O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas e proprietário do primeiro frigorífico do município, Murilo Villela Zancaner, esteve em Chapecó há sete anos, quando conheceu o modelo de produção da Aurora Alimentos. Foi a partir dessa exitosa experiência que resolveu abrir o frigorífico Forte Frigo, em Paragominas.

“Temos áreas de expansão agrícola com crescimento de 15% a 20% ao ano e potencial para quadriplicar isso. Compreendemos que é mais vantajoso verticalizar a produção do que simplesmente vender os grãos. Atualmente abatemos uma média de 600 cabeças de gado/dia. Cerca de 20% dessa produção é para exportação para países como Egito, Hong Kong e África, e o restante é para consumo interno. A intenção é ampliar essa exportação para 40%. Fizemos o convite para que a Aurora Alimentos implante uma unidade no norte e possamos estabelecer uma relação de parceria levando a marca cada vez mais longe”, finalizou.