Blog do Prisco
Notícias

Comunidade conhece o Samae de Jaraguá do Sul

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto Jaraguá do Sul (Samae) recebeu no fim da tarde desta quinta-feira (02/03) a primeira turma pessoas da comunidade para conhecer a estrutura e os trabalhos de tratamento de água e esgoto na cidade. A ação faz parte da programação do Dia Mundial da Água – 22 de Março – comemorado neste mês.

Antes da visita a Estação de Tratamento de Água (ETA), participaram de breve exposição sobre a autarquia que tem o objetivo de operar, manter, conservar e explorar os serviços de água potável e de esgotos sanitários em Jaraguá do Sul, além de uma palestra sobre “Tratamento de Água/Esgoto e Reservação”. Entre os números apresentados, a quantidade de ligações de água que chega a 42 mil e de esgoto a 27 mil. Em extensão de redes, a da água tem 720 km e esgoto 390 km.

Samae Jaraguá 2

Já em relação ao índice de cobertura dos serviços, a cidade está acima da média nacional e estadual. Na cobertura de água Jaraguá do Sul tem 99,8%, Santa Catarina 97,1% e o Brasil 93%. Em relação ao esgoto, a diferença é ainda maior. Jaraguá do Sul possui 80% da Coleta e tratamento, Santa Catarina 18% e o país 37,5%. Neste sentido, o Samae vem cumprindo com sua missão que é “contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população de Jaraguá do Sul, prestando serviços de excelência relacionados ao abastecimento de água e esgotamento sanitário com sustentabilidade econômica e socioambiental”.

O diretor presidente do Samae, Ademir Izidoro, ressalta que “este é um mês importante para nós que cuidamos deste alimento e preservar a água, é uma ação que temos que fazer e passar para nossos filhos e netos esta consciência”.

O intuito das visitas é oportunizar a população para que reflitam o quanto é necessário preservar este bem natural. “Estamos no mês da água e esta ação visa criar uma conscientização ambiental nas pessoas, demonstrando as consequências que o uso desenfreado dos recursos naturais pode causar para o meio ambiente e, assim, para a qualidade de vida da população”, afirmou Alessandra Stinghen, responsável pela gestão ambiental do Samae. Alessandra disse ainda que a visitação ao Samae busca dar transparência nos serviços prestados para a população e oportuniza conhecer mais a fundo as atividades da autarquia e a qualidade no processo de tratamento e abastecimento de água.

O geógrafo e professor de geografia, Felipe H. D. Oliveira, que participou da primeira visita comentou que essa abertura de portas que o Samae realiza é um importante momento para saber de onde vem à água que sai da nossa torneira e assim valorizar este rio e os trabalhos desenvolvidos para o tratamento de água e esgoto que colocam Jaraguá do Sul em destaque. “Essa ação também é uma aula de educação ambiental”, enalteceu.

As visitas acontecerão nas quintas-feiras de março. A primeira aconteceu em 02 de março e as demais estão agendadas para os dias 09, 16, 23 e 30/03. O horário da recepção dos interessados é 17h30. As vagas são limitadas até 15 pessoas por dia de visitação e as inscrições devem ser realizadas através do e-mail [email protected] ou pelo telefone 2106-9113.