Blog do Prisco
Destaques

Celesc: concessão renovada em novembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou, segunda-feira, no Diário Oficial da União, a minuta para a renovação da concessão das 41 distribuidoras de energia elétrica do Brasil, incluindo a Celesc. Sinalização   clara de as licenças de operação, vencidas em julho,  serão renovadas. Os processos devem estar concluídos até o fim de novembro.

celesc distribuição

Embalo goiano

Outro fato que gera otimismo para a renovação na Celesc é o leilão da Centrais Elétricas de Goiás (Celg), marcado para o dia 18 de dezembro. A Eletrobrás é a acionista majoritária da companhia goiana – que se assemelha em tamanho à Celesc – e a operação de venda conta com a concordância do governador tucano Marconi Perillo.

A União, considerando-se já o ágio, espera arrecadas R$ 3 bilhões na operação, sinal de que a companhia deve ser vendida por cerca de R$ 6 bilhões.

Mau contato

A Celesc registrou queda no consumo de energia no terceiro trimestre do ano. Algo que não se verificava desde o ano 2000. Sinal inequívoco da gravidade da crise econômica.

Outra queda

Mais um sinal fortíssimo da economia que despenca ladeira abaixo. A Fazenda estadual apontou queda de 2,7% na arrecadação de setembro. Algo que não ocorria há 15 anos.

Foto: Celesc, arquivo, divulgação