Blog do Prisco
Destaques

Concórdia catarinense e Concórdia argentina assinam acordo de cooperação para fortalecer economia

A distância de 1 mil quilômetros entre os municípios com o mesmo nome no Brasil e na Argentina, as cidades de Concórdia, ficou menor a partir de hoje. Na noite desta segunda-feira, 8/8, aconteceu a assinatura de um termo de cooperação entre as duas cidades. Orquestrada pela Centro de Comércio, Indústria e Serviços de Concordia – CCISC da Argentina, e pela Associação Empresarial de Concórdia, em Santa Catarina, o termo de cooperação internacional tem como objetivo estabelecer a cooperação, informação e experiências institucionais, comerciais, industriais e de serviços entre o CCISC e a ACIC para contribuir para o desenvolvimento do comércio e as indústrias mediante a realização de atividades de interesse comum para os participantes.
Também participaram das tratativas e negociações, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e da Confederación Argentina de Lá Mediana Empresa (CAME), Câmara Argentino Brasileira, Câmara Empresarial de Servícios de la Frontera Argentino Brasileira e os Consulados.
Segundo o vice-presidente da Regional Oeste da Facisc, Milvo Zancanaro, o acordo trata de linhas gerais e depois serão formados acordos específicos para desenvolvimento das relações comerciais entre as duas cidades. “ A ideia écriar uma sinergia entre as duas Concórdias com o objetivo de gerarmos mais negócios. O Mercosul precisa ser sacudido”, destacou.
Para coordenador geral do CCISC, José Antônio Persigo CCISC, o convênio consolida o nascimento de uma relação que começou há alguns anos e pretende se fortalecer com o intercâmbio de conhecimentos, experiências e informação, direcionado ao desenvolvimento institucional e de recursos humanos, a realização de reuniões e eventos, uso conjunto de espaços, realização e desenvolvimento de ações direcionadas ao desenvolvimento conjunto de programas e atividades, através do intercâmbio de pessoal, intercâmbio e transferência de material destinado a atividades comerciais, industriais e de serviços, elaboração de calendário complementar de suas atividades, como cursos, seminários, congressos, palestras, exposições, feiras e a instituição de um sistema de informação regular e ampliem a relação entre os participantes.
Elson Otto, vice-presidente da Facisc, destacou que o compromisso da Facisc vai além das empresas e entidades, alcança cidades e a sociedade. “Trabalhamos para fortalecer e incentivar que as associações ampliem oportunidades como esta para todas as empresas catarinenses. Queremos que a prática de acordos como este proporcionem ações inovadoras para o desenvolvimento econômico”.
Segundo José Luís Lopetegui, secretário de Comércio Exterior de CAME – Confederación Argentina de Lá Mediana Empresa, todos respiram o sentimento associativo e este acordo é um marco para a história dos dois países. “Juntos temos alma para descobrir novos caminhos. Primeiro passo é nos conhecermos melhor e ampliar negócios para fortalecer nossas economias baseados na ética e na sustentabilidade”.
Walter Omar Bravo Espíndola, secretário General de la Câmara Empresarial de Servícios de la Frontera Argentino Brasileira, ressaltou que o acordo ajuda a divulgar os produtos que podem ser comercializados entre as cidades de mesmo nome e também entre os países.
Para Rodrigo Prisco Paraiso, diretor da Câmara Argentino Brasileira, a Câmara potencializa os negócios entre os países, e este primeiro ato, retrata objetivamente a conversa entre as entidades e empresas. “O mercado argentino tem grande parceria com o mercado brasileiro, principalmente na região Oeste, e é papel da Câmara potencializar estes negócios”.
O presidente da CCISC da Argentina, Mauricio Lampazzi, destacou que as cidades de Concórdia estão fazendo sua parte para fazer com que as cidades tenham mais desenvolvimento econômico.
Cláudio Redin, presidente da Associação Empresarial de Concórdia, explica que o acordo já começou há muito tempo e hoje começa a se efetivar para o desenvolvimento da região. “As dificuldades encontradas entre a Concórdia Catarinense e a Concórdia Entrerios são as mesmas e o acordo ajudará a fortalecer as economias”.
Os presidentes da ACIC e da CCISC fizeram a assinatura do termo conforme sua língua. Cada um na sua cidade. A entrega oficial dos termos físicos será feito em outra oportunidade.
Concórdia Catarinense

Concórdia é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. O município tem uma extensão territorial de 799 km² e população estimada em 74 641 habitantes, conforme dados do IBGE de 2019. Foi eleita como a cidade com o melhor índice de desenvolvimento do Estado de Santa Catarina e a sexta melhor do Brasil pelo IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) em 2017. A economia de Concórdia se concentra na agroindústria e na agropecuária, principalmente com a criação de suínos e aves e plantações de milho e soja em minifúndios, além de ter um comércio bem desenvolvido e que atende também os municípios vizinhos. A região de Concórdia é berço de algumas das maiores empresas frigoríficas do país. Também na mciro e pequena empresa na área de serviços grande força econômica.

Concórdia Argentina

Concordia é um município da província de Entre Ríos, na Argentina. Possui 138 mil habitantes (censo 2001). É a segunda cidade mais povoada da província, depois da capital Paraná. Está localizada na margem ocidental do Rio Uruguai e é a Rota Nacional 14 a principal via de comunicação de Concordia com o resto do país.