Blog do Prisco
Coluna do dia

Concursados esquecidos

Concursados esquecidos

Aprovados no concurso 34/2014 do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, certame já homologado pela Corte em 22 de abril de 2015, estão cobrando uma posição do Tribunal acerca da situação. A turma informa que nunca obteve informações oficiais sobre o porquê de não estarem sendo chamados.

 Extraoficialmente, funcionários do TJ avisam aos interessados, pela via telefônica, que o problema é a crise econômica que afeta o Brasil. Ocorre, contudo, que uma análise mais detalhada sobre os relatórios de gestão fiscal revela que os limites com gasto de pessoal têm uma margem de R$ 150 milhões de sobra. Enquanto isso, advertem alguns aprovados no concurso 34/2014, as nomeações de comissionados, muitas vezes com salários bem superiores aos efetivos, não param.

De acordo com dados enviados ao blog por um leitor aprovado no certame, desde a homologação do concurso, em abril do ano passado, 99 efetivos foram nomeados e outros 237 cargos foram preenchidos por comissionados. Deste total, nenhum dos que passaram no concurso 34/2014 foi chamado. Ao que tudo indica, as cobranças vão continuar até que o TJ apresente uma explicação convincente e oficial acerca do caso.

Mudança em perspectiva

Em Santa Catarina, um dos deputados federais que pode buscar novo abrigo partidário quando o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), abrir a janela de 30 dias para a concretização das transferências, é Carmen Zanotto, do PPS.

Ela examina atentamente a possibilidade de transferir-se para o PSB, pilotado no Estado por Paulo Bornhausen. Baseada politicamente em Lages, a parlamentar poderia entrar na disputa municipal deste ano, mas não está descartada uma composição do PSB com o PSD na cidade. Isso se até lá as duas legendas não se fundirem.

Musculatura

O PSB é um partido com excelentes perspectivas de crescimento em Santa Catarina, ao passo que  o PPS está estagnado, na condição de partido pequeno, há muitos anos no Estado. E não há mudanças de rota no horizonte da legenda por ora.

Fusão

No plano nacional, se especula a fusão entre o PSB e o PPS com vistas ao fortalecimento das duas legendas. Se migrar agora para o PSB, Carmen Zanotto estaria se antecipando a este processo, que ainda não está definido.

É o caminho

Em contato com a coluna, a deputada do PPS admitiu que mantem conversas adiantadas com o PSB de Paulo Bornhausen. Ressalvou, contudo, que não tem nada definido e que ainda é cedo para qualquer tipo de posicionamento da parte dela. A janela para que detentores de mandato mudem de partido sem correrem o risco de perderem os mesmos deve ser aberta em março.

Atendimento

Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, visitou, esta semana, hospitais do Alto Vale do Itajaí, sua base política. E não se furtou em dar sua opinião. Para o secretário, as unidades da região devem focar seu trabalho em atendimentos mais específicos.

Escândalo

Uma vergonha a greve dos peritos-médicos do INSS. Encerrou-se após quase cinco meses, período no qual cerca de 1,5 milhão de perícias deixaram de ser realizadas. Vergonha para os peritos, que prejudicaram centenas de milhares de trabalhadores com seu movimento. O direito de greve é legítimo, desde que seja exercido para pressionar o empregador, neste caso, o governo federal. E vergonha do desgoverno, por sua vez, também não mexeu um dedo para solucionar o problema e assim represou milhões, dinheiro que deveria estar suprindo as necessidades dos trabalhadores.