Blog do Prisco
Destaques

Confiança do empresário tem queda histórica

Pelo quarto mês consecutivo, cai o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) em Florianópolis. Em abril, atingiu o nível mais baixo da série histórica iniciada em 2010- 80,9 pontos, em uma escala de 0 a 200, com recuo tanto na comparação mensal (-6,3%), como anual (-4,9%). O pessimismo já ficou evidente nos meses anteriores: 86,3 (março)​, 86,6 (fevereiro)​ e 88,3 (janeiro)​.

“O momento atual da economia é de pessimismo por parte dos empresários, resultado do ajuste econômico de caráter recessivo, da incapacidade do governo em apontar soluções eficazes para a retomada do crescimento e das indefinições políticas. O baixo volume de vendas e as sucessivas revisões para baixo do crescimento do PIB só reforçam a insegurança. O que está evitando o indicador de ter maiores quedas  são as ações que o empresário vêm tomando internamente. Os investimentos dos empresários do comércio devem ser consideravelmente mais cautelosos em 2016”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Icec abril

Os indicadores Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) e Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC), que apontam a percepção sobre as condições atuais da economia (26,9 pontos) e do comércio (47,4), além da expectativa do setor (94,6), se encontram em patamares bastante negativos.

A falta de confiança dos empresários em relação às condições das suas empresas é considerável, especialmente por conta da redução do acesso ao crédito, associado aos elevados juros, e pela queda no consumo, vista no volume de vendas reduzido.

Já o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), composto pela contratação de funcionários, investimentos e situação dos estoques, apresentou aumento de 4,7% na comparação mensal, embora esteja inferior ao mesmo período do ano passado (-6,5%).

tabela pesquisa fecomércio

Fotos>divulgação ​