Blog do Prisco
Notícias

Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito reúne público recorde

Mais de duas mil lideranças cooperativistas de todo o Brasil prestigiaram a abertura do 12º CONCRED – Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito. Aberto na noite de quarta-feira (21), no CentroSul, em Florianópolis/SC, o evento segue nesta quinta e sexta-feiras com palestras, painéis, TEDs, Feira de Negócios e espaço FintechCoopLab. O congresso é promovido pela Confebras – Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito, ao lado das filiadas Sicoob SC/RS e Unicred SC/PR.

O presidente da Confebras, Kedson Macedo, saudou os presentes anunciando o maior evento da América Latina de cooperativismo de crédito, pela segunda vez sediado em Santa Catarina, e com um número recorde de mais de 2 mil participantes. Em seguida, o presidente do  Sistema Unicred, José Maria de Azevedo, declarou que os grandes bancos internacionais são os maiores do sistema financeiro mundial, “porém nós somos os melhores, pois a pessoa vem em primeiro lugar”. O chefe do Departamento de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, José de Almeida Furlani, anunciou que, em breve, a instituição apresentará linhas de negociação para equalizar o atendimento a todo o sistema, haverá reforço na supervisão auxiliar das centrais e aprimoramento na legislação sobre as entidades de auditoria cooperativa. Já o presidente do Sistema OCB/Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, encerrou a cerimônia de abertura afirmando que “vivemos um momento de ‘disruptura’ que começou no processo político e logo vai chegar ao econômico. Temos que ocupar nosso espaço e ser protagonistas desta história”, finalizou.

Nizan Guanaes palestra no Concred – fotos>Imagem e Arte, divulgação

Na cerimônia, foram lançados três livros pela editora Confebras, todos ligados à experiência do Cooperativismo: “Os pinheirinhos continuam firmes”, de Antônio Menezes, “O Milagre da Cooperação, do autor Marcelo Correa e uma obra traduzida para o  inglês “Financial Cooperativism”, do autor Ênio Meinen. Ainda participaram da abertura o presidente do Sicoob Central SC/PR, Rui Schneider da Silva; o presidente da Unicred Central SC/PR, Remaclo Fischer Junior; o presidente do Sistema Sicredi, Manfred Alfonso Dasenbrock;  o presidente do Sistema Cresol, Cledir Magri; o presidente do FGCoop, Bento Venturim; o presidente do Sistema Sicoob, Henrique Vilares e o presidente da Confederação Internacional dos Bancos Populares, Alain Declarcq.

  

PROTAGONISMO E SINERGIA

“Não há nada mais forte do que uma ideia cujo tempo chegou”. Desta forma o publicitário Nizan Guanaes definiu o cooperativismo na palestra magna de abertura do 12º CONCRED. “Antes o cooperativismo era visto como coisa do passado, mas o mundo de hoje é de cooperação. Basta saber se vocês estão preparados para o jogo grande”, afirmou. Nizan alertou para a necessidade de associações com objetivo de ampliar os negócios e o risco de se olhar os concorrentes como inimigos. “O cooperativismo é forte no local de origem, mas precisa conquistar o País e, depois, conquistar o mundo. Por isso não pode ter medo do mundo, tem que sair da zona de conforto e pensar grande”.

WORKSHOP LIDERANÇA

As associadas da Confebras começaram as atividades antes mesmo da abertura do CONCRED, na tarde de quarta-feira (21), participando do workshop Liderança – O papel dos líderes nos novos tempos, com o consultor e estrategista José Davi Furlan. “É fundamental despertar o espírito de transformação nas pessoas e organizações. Transformação é mais do que a mudança que sempre ocorre: é virar a mesa”, resumiu Furlan. Para ele, o maior problema do cooperativismo ainda é o desconhecimento da população sobre o modelo. “É preciso divulgar, mas não pelo marketing tradicional e sim nas redes sociais”, alertou. De acordo com Furlan, a missão dos líderes é se aproximar dos clientes, com autenticidade e verdade.

PRÊMIO CONCRED VERDE

As práticas sociais, ambientais e financeiras inovadoras e de maior impacto nas comunidades foram premiadas na abertura do congresso pelo Prêmio CONCRED Verde, que está em sua quinta edição. Um total de 56 ações e projetos que levam assinatura das cooperativas de crédito de todo o País foram inscritos na premiação. Confira os vencedores:

CATEGORIA – HARMONIA SOCIAL

1º lugar – Juventude Cooperativista Lideranças (Cresol Santa Lúcia – PR)

2º lugar – Programa de Educação Cooperativista, Empreendedora e Financeira (Sicoob Credichapada – MG)

3º lugar – Sicoob Sabor – Festival Gastronômico (Sicoob Credisul – RO)

CATEGORIA – ECONOMIA FUNCIONAL

1º lugar – Parcerias Comerciais (Sicoob Barracred Cosan – SP)

2º lugar – Projeto Posto Digital (Sicoob Credijustra – DF)

3º lugar – Jovem Empreendedor Primeiros Passos (Sicoob Coopermec – MG)

CATEGORIA – EQUILÍBRIO AMBIENTAL

1º lugar – Ambiental Sicoob Credija – SC (Sicoob Credija – SC)

2º lugar – Projeto Água Limpa Mais Saúde (Sicoob Credicaru – SC)

3º  lugar – Somos todos Guaporé (Sicoob Credisul – RO).

A programação do evento está sendo transmitida ao vivo pelo Canal Cooperativo:

www.canalcooperativo.com.br