Blog do Prisco
Notícias

Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito reunirá cerca de 2 mil lideranças em Florianópolis

Evento mais esperado do setor será realizado de 21 a 23 de novembro com a presença de palestrantes de ponta, rodada de negócios e espaço de inovação. 
Um modelo colaborativo de negócios, com foco na prosperidade e no bem-estar das pessoas irá reunir quase 2 mil inscritos no 12º CONCRED – Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito em Florianópolis/SC, entre os dias  21 e 23 de novembro, no CentroSul. Com o tema “Protagonismo e Sinergia em Cenários de Mudança”, o evento tem a Confebras – Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito – como entidade realizadora, ao lado de suas filiadas SICOOB SC/RS e UNICRED SC/PR.
Além de dezenas de palestrantes de renome nacional e internacional, o CONCRED terá uma feira de negócios cooperativistas, Espaço TED com ideias que merecem ser disseminadas, Espaço de Negócios e Oportunidades, Laboratório FintechCoop Lab, lançamento de livros e o 5º Prêmio CONCRED Verde, que vai revelar as melhores práticas sociais, econômicas e ambientais do setor, além de Talk Show de Economia. Tudo para transformar a 12ª edição do Congresso em uma experiência de vanguarda, posicionando o cooperativismo de crédito em seu papel estratégico para o desenvolvimento econômico e social do país.
O CONCRED é realizado a cada dois anos pela Confebras, e se tornou referência internacional, sendo o mais importante evento do setor na América Latina. “No Brasil, atualmente 965 cooperativas financeiras congregam mais de 9,7 milhões de associados, sendo que o País ocupa o 16º lugar no ranking mundial no âmbito do movimento”, destaca Kedson Macedo, presidente da Confederação.
COOPERATIVISMO DE PONTA
São várias as atrações do evento. Entre os destaques, o autor e instrutor José Davi Furlan, que fará um workshop exclusivo às filiadas da Confebras, na tarde de 21 de novembro, antes mesmo da abertura do CONCRED. Já o publicitário Nizan Guanaes, responsável pela Palestra Magna na abertura do evento, irá abordar o tema central do congresso: “Protagonismo e Sinergia em Cenários de Mudança”
No segundo dia do CONCRED, as diretrizes do SNCC – Sistema Nacional do Cooperativismo de Crédito -, estarão em destaque na palestra presidente do sistema SICREDI, Manfred Alfonso Dasenbrock. E um painel especial, com cinco representantes dos sistemas, irá aprofundar o debate sobre a atuação dos principais sistemas do SNCC como protagonistas do mercado financeiro.
O Congresso contará com um painel internacional onde serão desenvolvidas palestras ministradas por convidados como Alain Declercq – CEO do Banco CPH e vice-presidente da CIBP – Confederação Internacional dos Bancos Populares, da Bélgica; Florian Strassberger –diretor executivo do DZ Bank (Alemanha) e Michel Roux – diretor de Desenvolvimento da FNBB, uma empresa do Grupo BPCE (França). O painel terá como mediador Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, presidente do Bancoob e copresidente da Confederação Internacional dos Bancos Populares (CIBP).
No último dia, o Congresso apresentará cases de transformação digital nas cooperativas de crédito, trará uma palestra sobre a economia no novo governo e as oportunidades para o cooperativismo financeiro, além do painel sobre o tema e os pequenos negócios e um Talk Show sobre a evolução do SNCC sob a ótica do Banco Central.
SAIBA MAIS
Confira a programação completa no site da Confebras ou direto no link: