Blog do Prisco
Manchete

Congresso encara Moro!

Ao derrubar 18 vetos de Jair Bolsonaro ao projeto de “abuso de autoridade”, o Congresso– que manteve 15 itens da proposta – mandou um claro recado. Mas não ao presidente da República. O alvo é o ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Além do aguçadíssimo sentido de autopreservação, inerente ao animal político, suas excelências aproveitaram para externar sua contrariedade em relação ao mandado de busca e apreensão, autorizado pela Justiça, tendo como alvo o senador Fernando Bezerra, líder do governo, e o filho dele, semana passada. Os dois são acusados de receber mais de R$ 5 milhões em propinas.

De alguma maneira, o ato corporativo do Congresso busca tolher o poder de ação dos agentes públicos que investigam a roubalheira do dinheiro dos pagadores de impostos. Há, em curso no país, várias ações articuladas para tentar conter o avanço da Operação Lava Jato.

Ainda no Senado, outro movimento nesta direção foi o adiamento da votação da Reforma da Previdência na CCJ. Era para ter ocorrido terça, mas no horário previsto para a apreciação, o presidente da Câmara Alta, Davi Alcolumbre (E), liderou comitiva de senadores em audiência com o presidente do STF, Dias Toffoli.

Com a bola

Agora resta saber como o Supremo vai se comportar em relação a tudo isso. Vários procuradores e magistrados devem demandar contra o projeto, que engessa vários aspectos dos poderes de investigação das forças-tarefas. Vencerá a ala a favor ou o grupo contra a Lava Jato?

Posts relacionados

Senador Esperidião Amin recebe Título de Cidadão Honorário de Joinville

Redação

Carreata de carros antigos marca sanção da lei da rota do antigomobilismo

Redação

Sancionada lei que disciplina trânsito de máquinas agrícolas nas rodovias estaduais

Redação