Blog do Prisco
Notícias Últimas

Conheça a empreendedora de SC que é referência em sustentabilidade

Débora Dorneles, trocou a carreira numa multinacional, para investir em operações focadas em produtos ecológicos e sustentáveis, em Florianópolis

 Após 10 anos trabalhando como consultora comercial numa multinacional, a empreendedora Débora Dorneles, decidiu, no momento que voltou da licença maternidade que era hora de diminuir o ritmo de viagens e de investir num negócio próprio. A ideia se tornou realidade em 2019, e as operações receberam o nome da filha Maya.

“Vivia um ritmo muito frenético e precisava ter um tempo a mais para mim e também ao lado da minha filha. E foi aí que decidi empreender e criar a Terra Maya Cosmética Natural”, comenta Débora, que mora desde 2020 na praia do Campeche, em Florianópolis.

A escolha pelo segmento não foi ao acaso. É que desde 2009, quando descobriu uma alergia, Débora consome produtos naturais. “Por acreditar que o público da região Sul da Ilha de Santa Catarina tem um estilo de vida mais slow e conectado com o conceito da loja, vislumbrei a ideia de empreender nesse segmento. E hoje, cinco anos depois, ainda somos a maior loja de cosméticos naturais de Florianópolis e com um público cativo e fidelizado”, destaca.

A Terra Maya Cosmética Natural é uma loja multimarca de cosméticos naturais que apresenta desde higiene pessoal, makes, skincare, aromaterapia até limpeza para casa e produtos para Pet. No espaço são oferecidas mais de 40 marcas de produtos nacionais, produzidos no bairro, na região da Grande Florianópolis e outras cidades brasileiras, bem como importados, vindo de países como Alemanha, Itália, Estados Unidos, Lituânia e Suécia. A empreendedora ressalta que grande parte dos produtos são orgânicos e 99% veganos, além disso todos são Cruelty Free, isto quer dizer que não foram testados em animais.

 “Olhamos rótulo por rótulo, analisamos componentes e a história das marcas antes de incluir no mix. Hoje existem muitas marcas se vendendo como veganas e não quer dizer que seja natural”, enfatiza.

 Formada em administração e pós-graduada em gestão de pessoas, a gaúcha Débora, destaca ainda que no Lab Terra Maya são realizadas oficinas, talks, encontros, spa e há um espaço dedicado para experimentação dos produtos

 Além disso, a operação, que fica no MULTI Open Shopping, no Rio Tavares, conta com um espaço para descarte de embalagens de cosméticos que são destinadas corretamente por uma cooperativa parceira. A segunda unidade da Terra Maya Cosmética Natural fica no Mercado São Jorge, também em Florianópolis.

 

Consumo consciente

Seguindo a premissa de oferecer produtos com foco na sustentabilidade, em junho de 2021, a empreendedora abriu a Terra Maya Slow Shoes, loja especializada em sapatos ecológicos, também no MULTI Open Shopping.

 “Fundar uma loja de sapatos sustentáveis vai além do comércio. É poder olhar para as coisas simples e básicas, como o calçar e o caminhar, como uma atitude que pode oferecer conforto, beleza e um futuro mais saudável para toda uma sociedade”, destaca Débora.

 Seguindo o slogan, consciência em cada passo, a unidade oferece sapatos femininos e masculinos, tanto adultos, quanto infantis, além de bolsas sustentáveis de marcas pioneiras no desenvolvimento de sapatos feitos com base sustentável.

 Débora destaca ainda que os sapatos sustentáveis, que nada perdem para os modelos e propostas tradicionais com os quais estamos acostumados, são criados, geralmente, sem nada de origem animal, tecidos com fios de garrafa PET reciclada, solado com cortiça natural e processos que contam com efeitos menos invasivos ao meio ambiente como, por exemplo, pouca ou nenhuma quantidade de água na confecção. ⠀               

 “A loja não trabalha apenas com estilo e moda consciente, mas, com conforto, durabilidade, flexibilidade, reaproveitamento, responsabilidade e conscientização”, compartilha.

 

Alme em SC

Entre as marcas catarinenses, nacionais e internacionais que integram o mix de opções da Slow Shoes, está a Alme, marca vegana e sustentável de calçados do Grupo Arezzo. A operação de Débora é a única de Santa Catarina a oferecer os produtos numa loja física.

 Referência em conforto, design e sustentabilidade, a Alme, que integra o Grupo desde 2018, assim como a Terra Maya, prioriza o bem-estar, tecnologia e cuidados com os impactos ambientais. A linha de calçados da marca apresenta modelos de tênis e sandálias.

 De acordo com Isabella Barbieri, que é head da Alme, essa parceria com a empreendedora do segmento sustentável em Santa Catarina, serve como uma grande oportunidade para a expansão, reconhecimento e fortalecimento da marca.

Posts relacionados

Alesc aprova inclusão da Secretaria de Agricultura na gestão do Cadastro Ambiental Rural

Redação

Lançamento do Movimento Educação para o Futuro é marcado pela apresentação de Carta Compromisso

Redação

Guidi emplaca nome para Secretaria do Meio Ambiente

Redação