Blog do Prisco
Artigos

Construindo saúde financeira

Rui Schneider da Silva – presidente do Sicoob

Por Rui Schneider da Silva – presidente do Sicoob SC/RS

 

O Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, comemorado sempre na terceira quinta-feira de outubro, tem como tema este ano “Construindo saúde financeira para um futuro melhor”. Este esforço, no Brasil, é realizado por 833 cooperativas financeiras que possuem 13,4 milhões de cooperados e estão presentes em 7.528 pontos de atendimento em todos os estados e no Distrito Federal.

 

A educação financeira é um dos pilares estratégicos do Instituto Sicoob, que tem entre os seus objetivos a difusão da cultura cooperativista e a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.

Recente pesquisa nacional aponta que 72,9% das famílias brasileiras estão endividadas – índice que bateu recorde em agosto e se agrava com os desdobramentos da pandemia de covid-19. O fato não pode ser analisado isoladamente e depende de muitos fatores, mas planejar a vida financeira – com ou sem crise, é fundamental para buscar alternativas e organizar melhor o dia a dia de cada pessoa.

 

O Sicoob, por intermédio de seu Instituto, sensibiliza e empodera os voluntários transformadores para difundir a educação financeira nas comunidades onde as cooperativas atuam. Os voluntários do Instituto são capacitados a orientar e repassar conceitos para contribuir no planejamento financeiro, disseminar práticas saudáveis em relação ao dinheiro, bem como fortalecer ações para a autodisciplina e o controle do orçamento.

 

Isto é realizado principalmente pelo Programa Clínicas Financeiras, que oferece gratuitamente para a população atendimentos individuais de finanças pessoais, por voluntários capacitados. A educação financeira também é realizada por meio de palestras em associações comunitárias, universidades, escolas públicas e privadas, entre outros. E, finalmente, o Programa Se Liga Finanças, composto por seis módulos e desenvolvido e destinado a jovens entre 15 e 29 anos.

 

No Sicoob, promover justiça financeira e prosperidade, com base em valores, é a certeza que estamos ajudando a construir um futuro melhor para todos.

 

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa. Foto: José Somensi. Artigo originalmente publicado no jornal Notícias do Dia.