Blog do Prisco
Destaques

Construtora catarinense lança projeto de alimentação saudável

Projeto integra ações de ESG da FG Empreendimentos

 

Ser uma das melhores empresas para se trabalhar no país é pensar de forma global nos colaboradores. Muito além de remuneração e clima organizacional, o olhar sistemático para os colaboradores está entre os fatores decisórios no ficar ou partir das companhias. Reconhecida por ter uma série de ações voltadas para seus funcionários, a FG apresenta seu mais novo projeto, com enfoque na alimentação saudável. “O primeiro passo foi com os novos refeitórios e locais de descanso. Agora, fomos além e inserimos em um dos nossos ambientes as marmitas saudáveis, balanceadas e pensando no bem-estar de todos”, explica Dayana Feitosa, diretora administrativa da construtora.

 Essa é uma tendência que vem crescendo neste momento pós-pandêmico, com desafios e oportunidades para que as empresas promovam produtos ou ações que se relacionem com a saúde recreativa de funcionários. “A saúde recreativa é uma das tendências do mercado este ano e tem por objetivo aproximar marcas com saúde e entretenimento”, diz Lucas Fraga, um dos fundadores e head de estratégia na BALT, hub de pesquisa, tendências e estratégia.

O projeto visa oferecer uma experiência mais rica e atrativa como valor agregado para os funcionários. “Segundo estudos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma alimentação inadequada pode reduzir em até 20% a produtividade e a eficiência dos colaboradores. E aqui, quando falamos em eficiência, não estamos relacionando diretamente a quanto ele irá produzir, mas sim olhando o ser de forma global, o quanto isso impacta no seu dia a dia”, comenta Dayana Feitosa. E completa: “quanto mais se investe em alimentação saudável, menos se gasta com saúde”.

 Daniela Satyro, do departamento de suprimentos da construtora, realizou a ponte com a Atacarejo Saudável. “Buscávamos algo que pudesse ser de fácil acesso, saudável e de certa forma, econômico para todos. Assim, criamos uma oportunidade acessível para todos. Após a implantação tivemos um feedback muito positivo e foi perceptível a satisfação da maioria”, explica.

Especialista em alimentação do trabalhador, Roberto Baungartner, garante que o trabalhador alimentado sofre menos acidente de trabalho. Baungartner, que é membro da comissão tripartite do Programa de Alimentação do Trabalhador, do Ministério do Trabalho e Emprego, ressalta a importância da união de todos os setores. “É preciso ter uma sensibilização entre empregadores e trabalhadores, além de envolver centrais sindicais, empresas emissoras de cartão, entre outros. É um trabalho de educação alimentar”, afirma Roberto.

Sandra Amorim da Invenção, analista de contabilidade da FG, comenta que a iniciativa facilita o dia a dia. “Eu moro distante e achei a iniciativa bem bacana, pois tornou-se uma alternativa atrativa! Assim consigo comer alimentos saudáveis, na quantidade ideal e ainda em um espaço só nosso”, comenta.

A construtora firmou parceria com uma empresa de alimentação saudável, que passou a operar nos refeitórios, com valor competitivo e aceitando o cartão alimentação fornecido pela empresa. “Todas as nossas ações são pensadas para atender as demandas do nosso público interno, engajando e trazendo para dentro da companhia todos os preceitos de lifestyle e bem-viver que entregamos aos nossos clientes”, finaliza o presidente da FG, o empresário Jean Graciola.