Blog do Prisco
Coluna do dia

Continua lindo

O Rio de Janeiro, palco de jogos fundamentais da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas, continua lindo, mas corrupto como nunca. Na esteira dos dois grandes eventos, que movimentaram bilhões na cidade maravilhosa, a Justiça colocou em cana dois ex-governadores. Anthony Garotinho, que aparentemente não teve relação de roubo com as obras dos grandes eventos. Foi preso por crime eleitoral (Ah se a moda pega). Mas ontem de manhã, a turma da Lava Jato levou ao xilindró o notório Sérgio Cabral Filho, o grande líder do PMDB fluminense e que tem no currículo dois mandatos de governador.

Pelos cálculos dos procuradores, ele levou R$ 220 milhões em propina de várias empreiteiras, que estariam atuando em conluio na conquista de obras bilionárias.

O curioso é que mesmo com os discursos sobre o “lucro” que a Copa e as Olimpíadas trariam ao Rio e ao país, o Estado hoje administrado pelo sucessor de Cabral, o Pezão (bem carioca mesmo), está absolutamente quebrado. Resta saber como servidores públicos, que estão com salários atrasados e sendo chamados a dar maior contribuição previdenciária, vão reagir à notícia da roubalheira, o que, aliás, era um desastre anunciado.

 

Berlinda

Talvez, mas só talvez, a baboseira de que a Lava Jato persegue o PT seja enterrada após a prisão de Cabral e Garotinho. Cabral é do partido do presidente Temer e correligionário de outro encarcerado, Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara. O próximo na fila, ao que tudo indica, é outro ícone do Manda Brasa, Renan Calheiros. Como seis e  meia dúzia são a mesma coisa, significa que a operação está fazendo uma limpa geral. Aleluia!

 

Pioneirismo

O Programa pioneiro da Esag, de residência em Gestão Municipal (nos moldes da tradicional residência da Medicina) conquistou os primeiros e importantes convênios. Os prefeitos de Blumenau, Napoleão Bernardes (reeleito), e o eleito de Rio do Sul, José Thomé, oficializaram a assinatura dos protocolos de intenção esta semana.

 

Inspiração

“Esta iniciativa foi inspirada no que fizemos em Blumenau, de trazer formados ou formandos em administração pública para órgãos estratégicos da administração”, declarou Napoleão. Tomé foi na mesma linha, destacando o pioneirismo da iniciativa e a importância da transparência nos tempos atuais. Apesar de ainda não ter assumido, Thomé sinaliza para a linha administrativa que irá adotar.

 

Cinquentenário

No Fórum “O Futuro do Turismo Internacional-Perspectivas Brasil”, que celebra os 50 anos da Embratur, na Câmara, foi possível constatar, mais uma vez, o excelente trabalho do catarinense Vinicius Lummertz, à frente da Embratur.

Ao lado do senador Dalirio Beber e do deputado federal Mauro Mariani, o ministro Marx Beltrão declarou que o turismo é o sétimo item da balança de exportações brasileira. São quase US$ 6 bilhões.

 

Quintal

Segundo o Mariani,  Santa Catarina participa com uma grande parcela desse número expressivo em relação ao turismo. “Nesse feriado de 15 de novembro, por exemplo, Florianópolis foi o primeiro destino escolhido pelos turistas brasileiros”.