Blog do Prisco
Destaques

Contorno viário, transporte público e saúde mobilizam nova Frente Parlamentar com os presidentes das Câmaras da Grande Florianópolis

Proposta é cobrar ações praticas com implantação imediata e melhoria da mobilidade, da saúde e da segurança

Os presidentes das câmaras de vereadores das cidades da Grande Florianópolis decidiram formar uma Frente Parlamentar com foco na busca de soluções para problema comuns – fundamentalmente mobilidade, saúde e segurança. Eles estiveram reunidos nesta terça (7) na sede da Câmara de São José, em encontro organizado pelo presidente, vereador Matson Cé (PSD).
Foi o segundo encontro entre os dirigentes, que pretende agora se reunir periodicamente e definir ações para cobrar das esferas de governo as soluções que estão sendo exigidas pela população. O primeiro encontro havia acontecido em fevereiro, proposto pelo presidente da Câmara da Capital, vereador João Cobalchini (União).
Já no próximo dia 23 o grupo participa de uma vistoria nas obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis. A conclusão da obra é uma das principais demandas da região, com impacto direto na mobilidade urbana. A Frente, conforme explicou o presidente da Câmara de São José, vai se articular com outros grupos e entidades, como a frente que reúne deputados e senadores, e com representantes da sociedade civil para acompanhar de perto a conclusão da obra.
“Nós vamos criar situações e rotinas de acompanhamento da obra para que possamos ter certeza de que tudo está dentro do prazo e de que a população vai receber essa obra”, explica Matson.
Transporte público
Os vereadores pretendem participar de forma ativa e buscar solução para o transporte coletivo da região. O presidente de São José lembrou que o assunto já é discutido há muito tempo, sem que decisões práticas, com impacto direto em benefício do cidadão, sejam tomadas. “Já vi muita reunião, muita fala e muita promessa de coisa que nunca aconteceu. Nada de concreto foi feito. Essa nossa comissão é pra cobrar o que é possível ser feito para melhorar o transporte público na Grande Florianópolis. Temos que saber, a população tem que saber. E o que é possível ser feito para melhorar vamos colocar em prática”, argumentou.
Saúde
No encontro desta terça os representantes dos municípios também decidiram dar prioridade ao atendimento em saúde com o mesmo foco. Olhar com inteligência para os problemas e aproveitar a estrutura das próprias cidades para que os atendimentos ganhem agilidade. Os vereadores entendem que a descentralização de parte dos atendimentos pode multiplicar consultas em especialidades e reduzir filas e o subaproveitamento de estruturas de saúde existentes.