Blog do Prisco
Notícias Últimas

Amin: contra o recesso e a favor do impeachment

Segue trecho da entrevista do Deputado Esperidião Amin à Rádio Araranguá nesta terça (8) às 9 horas:

“(Amin) Em primeiro lugar: nós não temos o direito de ter recesso, o Brasil está sangrando, a economia o desemprego, a DEPRESSÃO – já não é mais nem recessão. Não são férias, mas o recesso é o momento em que o parlamentar pode visitar as bases, ou seja, também pode viajar para o exterior, pode viajar para o interior do Brasil e pode também visitar as bases que era o meu compromisso até como presidente estadual do PP, mas eu não tenho coragem de fazer isso com o Brasil sangrando, por isso já na quinta feira passada eu fui à Tribuna e, nos termos do artigo 57 parágrafo 6º inciso do segundo da Constituição Federal, anunciei, que se ninguém, se Presidente da Câmara, Presidente do Senado, Presidente da República pedirem a convocação do Congresso, eu vou começar um abaixo assinado, nesse sentido, que é o que eu posso fazer. Não garanto que vou conseguir as assinaturas, mas eu vou dar o meu passo para que nós não tenhamos recesso. Quer dizer: concordo com o Deputado Boeira que nós não entremos em férias com o país sangrando e vou fazer alguma coisa com esse objetivo. Tenho certeza de que ele vai nos ajudar nisso, aí vai aperfeiçoar essa ideia.

amin impeachmentSegundo: no dia 12 de julho, eu publiquei uma carta, já que nós estamos no dia da Carta do Michel Temer. Na minha carta, dizia que tanto o PMDB de Michel Temer quanto o PT são os responsáveis pelo governo; não tem essa de dizer que fui “vice decorativo e aceitei ser vice de novo”.
Por isso, eu já me manifestei pela imprensa que o ideal seria o afastamento dos três: da Presidente Dilma, do Michel Temer e do Eduardo Cunha; só que eu não tenho força para fazer isso acontecer. Num estado democrático de direito, é natural que haja um período de defesa, com prazos que fazem esse assunto demorar mais do que você que me ouve deseja. O que está aberto hoje é um processo para cassação do Eduardo Cunha e também está aberto um processo de impeachment da presidente Dilma. Portanto, dois dos 3 requisitos que eu mencionei podem acontecer ou não.
Eu quero deixar muito claro que eu vou aguardar as defesas respectivas, mas se eu tivesse que votar hoje, votaria pelo afastamento dos dois; se a votação fosse hoje, eu votaria pelo afastamento da Presidente e pelo afastamento de Eduardo Cunha!
Finalmente, há ainda o processo do TSE que vai demorar de certo mais ainda. Mas, tanto Temer quanto Dilma foram notificados. Acho que a imprensa não tem dado o devido valor a essa notícia: foram notificados pelo TSE para falar a respeito de acusações de abuso de poder econômico e poder político nas eleições de 2014; os dois porque se cassar um, o outro vai junto. Eu não posso antecipar o que vai acontecer no TSE, mas são três questões que estão em curso: 1.- o impeachment da presidente está aberto, e eu vou me manifestar: se fosse hoje, voto pela cassação, pelo afastamento, ou seja, pelo impeachment; 2.- Eduardo Cunha – se fosse pra votar hoje, com os elementos de que nós dispomos, é impossível defender a preservação do presidente da Câmara. E, finalmente, 3.- TSE é um assunto que não vai depender de mim nem de você, mas vai depender de um estado democrático de direito, sem golpe, não tem golpe em nenhuma coisa dessas.
E só pra lembrar, eu também votei no Collor, mas depois das denúncias que foram feitas, especialmente pelo irmão dele, em 92, o Esperidião Amin, que era Senador e líder de bancada, designou o José Paulo Bisol (os mais moços não sabem disso), que era Senador e ex desembargador do Rio Grande do Sul para a CPI do Collor. Ele, José Paulo Bisol, presidindo a subcomissão dos bancos, descobriu o cheque do pagamento da famosa Fiat Elba. Portanto, mesmo tendo votado no Collor, eu me submeti à busca da verdade e não farei diferente agora. Ficou Claro?
(repórter) – Absolutamente. O Lula continua dizendo que isso é um golpe de estado dentro do Congresso Nacional, juridicamente o senhor acha que há indícios fortes a presidente Dilma incorreu em crime de responsabilidade mesmo?
(Amin) – Olha, o Brasil chegou onde chegou graças ao concurso do governo, eu concordo com tudo o que disse o Deputado Boeira. Você acha que Passadena foi comprada sem o conselho de administração da PETROBRAS saber? Então, nós chegamos a essa situação do maior fenômeno de corrupção do Mundo com o governo não sabendo? Se não sabia, é Responsável.
De forma que o meu voto, se fosse hoje, seria esse que eu já declarei. Vamos acompanhar o dia, ver como é que as coisas correm, mas eu estou dizendo o que está no meu coração e na minha consciência. Posso estar errado, mas conhecendo os fatos, eu não fico em cima do muro!
Declarei meu voto! Um abraço!”
Esperidião Amin

Foto: divulgação