Blog do Prisco
Artigos

Contratação por competências

Pessoas cada dia mais especializadas e os constantes avanços tecnológicos fazem parte da evolução do mundo, em que, na busca por resultados, o detalhe faz toda diferença. No entanto, encontramos dentro das empresas situações atípicas, onde pode-se dizer, que contratam pessoas de forma equivocada.

Mas, como contratar pessoas para cargos de confiança? Para gerenciar a área financeira, administrativa, técnica, comercial, logística, etc.? Contratar aquele indivíduo muito próximo, alguém da família, em quem você confia, ou um profissional qualificado, com conhecimento específico da área de atuação?

Sabe-se que em algumas empresas há muitos “jabutis”. Jabuti, sim, aquele animalzinho inofensivo de natureza terrestre, que vive caminhando nos bosques. Como dizem, se alguém encontrar um jabuti no bosque em um galho de árvore, não mexa, se ele ali está é porque alguém o colocou.

Contratar profissionais qualificados, comprometidos com suas funções, conhecedor de sua área de atuação, não é tarefa fácil, mesmo com a assessoria de empresas especializadas. Contratar alguém pelo grau de parentesco ou amizade, sem conhecer suas habilidades é um erro fatal.

Outro equívoco comum é promover pessoas ou transferir de setor, por ser boa na atividade que exerce, imaginando que também será boa em outra área. As pessoas são diferentes e possuem habilidades diferentes. Fazendo uma analogia com o tabuleiro de xadrez, todas as pessoas do jogo são importantes e tem sua função bem definida. E, para jogar, precisamos saber fazer uso de todas as peças e suas funções. Trocar pessoas de setor sem conhecer suas habilidades é o mesmo que fazer um movimento em “L” com o “Bispo”, sabendo que essa é a função do “Cavalo”.

Portanto, na hora da contratação, busque pessoas com aptidões para exercer a atividade, mesmo com pouca experiência, pois é mais fácil adaptá-las de acordo com a cultura da empresa e investir em novas competências. Reconheça e aproveite as competências das pessoas. Essa é a chave para torná-las cada vez melhores e motivadas.
Pense nisso e bons negócios!

Nilton Göedert, Diretor da empresa RG Contadores Associados

Nilton-RG-Contadores