Blog do Prisco
Notícias

Cooperativa de crédito contribui para investimentos empresariais

O desenvolvimento empresarial está estritamente ligado com a disponibilidade de investimento no negócio. A injeção de recursos financeiros, na maioria das vezes, é imprescindível para o sucesso ou não de qualquer empreendimento, seja no agronegócio, na área alimentícia, de lazer, saúde, tecnologia, educação, serviços e outros. Dados do Serasa Experian, divulgados em junho deste ano, mostram que no primeiro trimestre foram criadas no País 581.242 novas empresas, número maior para o período desde 2010.

Em conjunto com a intenção de empreender e do otimismo de ter o próprio negócio, o cooperativismo de crédito pode ser uma boa opção para oferecer soluções financeiras que agregam e contribuem nesse processo. A Sicredi Região da Produção RS/SC foi criada para oferecer soluções financeiras de acordo com as necessidades de seus associados, com atuação nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul ultrapassa os  51 mil. Os associados podem contar com mais de 300 produtos e serviços para atender as demandas dos associados, entre eles cartões de crédito e débito, certificado digital, conta-corrente, consórcios, crédito, investimentos, pagamentos, previdência, recebimentos e seguro.

“O Sicredi oferece soluções financeiras e é um importante instrumento de incentivo para o desenvolvimento econômico e social. Utiliza seus ativos para financiar os próprios associados, mantendo os recursos nas comunidades onde eles foram gerados”, comenta o presidente do conselho de administração da Sicredi Região da Produção RS/SC, Saul João Rovadoscki. O presidente avalia que “o crédito imobiliário deve apresentar crescimento nos próximos anos, em virtude da queda de taxa de juros, facilitando, dessa forma, o acesso a essa modalidade pelos associados e maior participação na captação de poupança”.

A COOPERATIVA

A Sicredi Região da Produção RS/SC é uma das 122 cooperativas de crédito do Sistema Sicredi, que conta com 1.500 pontos de atendimentos em 21 estados do Brasil. Atualmente, o Sicredi possui mais de 34 bilhões em carteira de crédito no País, sendo 18,4 bilhões em crédito comercial, representando crescimento de 15,1% nos últimos 12 meses. Mais de 16 bilhões em crédito rural, o que significa um aumento de 20% em relação ao Plano Safra 2015/2016. Na mesma proporção, a Sicredi Região da Produção RS/SC direcionou para o Plano Safra 2017/2018, R$ 196 milhões em crédito rural para Rio Grande do Sul e Santa Catarina, representando 30% a mais sobre o ciclo anterior (2016/2017) e com estimativa de realizar cerca de 6.000 operações

Com ampla atuação nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a Sicredi Região da Produção RS/SC completa, em 2018, 35 anos dedicados ao desenvolvimento dos 18 munícipios onde atua. São 22 agências potencializando o crescimento de seus associados. Em Chapecó, o Sicredi está presente com as agências Empresarial, Centro, Efapi e Santa Maria.

NÚMEROS

Quarenta e dois por cento do crédito refere-se ao Crédito Rural. Deste montante, 76% das operações são destinadas ao atendimento do Pronaf e Pronamp. Cinquenta e um por centro do Crédito Comercial PJ está concentrado nos segmentos de micro e pequenas empresas (faturamento até R$ 3,6 milhões anuais).

“A Sicredi Região da Produção RS/SC aposta também no associativismo. Como uma cooperativa de crédito, temos a intenção de fomentar as empresas de cada região. Para isso, estabelecemos parcerias que potencializam o desenvolvimento. Com os associados da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), por exemplo, é assim, oferecemos ampla linha de produtos e serviços, destacando o associativismo como um pilar importante de cada comunidade”, frisou Rovadoscki.