Blog do Prisco
Destaques

Cooperativismo melhora a qualidade de vida dos chapecoenses

Além de potencializar a economia local, aumentar a competitividade das empresas, gerar emprego e agregar renda para as famílias, o cooperativismo de crédito é um instrumento transformador na comunidade e reforça a importância de unir forças para superar momentos difíceis.  O aniversário de 103 anos da Capital do Oeste será celebrado nesta terça-feira (25) e marcado por muitas histórias, conquistas e ações que contribuem para a qualidade de vida dos chapecoenses.

Um exemplo dessa força é a atuação da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, que todos os anos destina seu Fundo Social para entidades sem fins lucrativos das áreas da educação, cultura, esporte, meio ambiente, segurança e saúde. Neste ano, entretanto, em virtude da pandemia, hospitais e entidades da região que trabalham no enfrentamento da covid-19 foram os beneficiados pelo programa. A cooperativa doou mais de R$ 430 mil, além de arrecadar alimentos não perecíveis para a Associação dos Voluntários do Hospital Regional do Oeste (AVHRO) e o Programa Viver.

Outra iniciativa que auxiliou as famílias em situação de vulnerabilidade social foi realizada em julho por meio da campanha “Fazer a diferença”, no Dia de Cooperar (Dia C). A ação arrecadou diversos produtos de higiene e cerca de uma tonelada de alimentos não perecíveis que beneficiaram a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis na Rota da Reciclagem, Projeto Maria Leite e Paróquia São Cristóvão em Chapecó.

Além destas, a cooperativa trabalha em diversas iniciativas com um olhar voltado para a atenção e o interesse genuíno nas pessoas. Neste ano, realizou ações de valorização dos profissionais da saúde, de apoio ao comércio local, de estímulo ao Microempreendedor Individual (MEI) e as agroindústrias e de reforço da proximidade com os associados por meio da realização de bate-papo, live e atendimento por diversos canais digitais.

Também fortaleceu os programas sociais que incentivam maior participação e protagonismo das mulheres na sociedade (Ação Mulher); promovem valores e atitudes cooperativistas nas crianças e jovens (PUFV e Cooperativas Escolares) e levam mais conhecimento sobre o cooperativismo aos associados (Crescer, Pertencer, SENEF).

“Mais uma vez o cooperativismo fomenta a importância de trabalharmos e superarmos nossas dificuldades juntos. Vivemos um período de instabilidade econômica, que também reflete na renda de muitas famílias e as coloca em situação de vulnerabilidade. Com nossa atuação, ajudamos as pessoas que precisam e ainda incentivamos valores como a solidariedade e a empatia. Ao comemorar os 103 anos de Chapecó, sentimos orgulho de fazer parte e contribuir com esta bela história”, destaca o presidente da Sicredi Região da Produção, Saul João Rovadoski.

SICREDI REGIÃO DA PRODUÇÃO

A Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, em 1983, era a Cooperativa de Crédito Rural de Sarandi (Credisal) fundada com o objetivo de impulsionar o agronegócio. A cooperativa foi criada por 26 agricultores, em Sarandi (RS), para auxiliar na organização econômica dos associados, fomentar a agricultura familiar e desenvolver pequenas e médias propriedades.

Atualmente, oferece diversas soluções financeiras para pessoas físicas e jurídicas do campo e da cidade. Em Chapecó, o Sicredi atua desde 2005 e instalou seis unidades de atendimento com mais de 20 mil associados.