Blog do Prisco
Notícias

Copa 101 anos de Chapecó reunirá atletas cegos no final de semana

Sábado e domingo, 25 e 26 de agosto, Chapecó receberá equipes do Estado para a disputa da Primeira Copa de Bochas para cegos, Chapecó 101 anos, em homenagem do aniversário do município. A realização é do Departamento de Paradesporto, que é um braço da Associação Beneficente Betesda, entidade que oferece uma série de serviços.

Quem coordena a Copa é o professor e técnico Chico Pacheco que também atua no paradesporto, no treinamento de algumas atividades do atletismo da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – SEJEL – da Prefeitura de Chapecó. A Copa vai reunir equipes de Chapecó, Itajaí, Criciúma e Orleans.

fotos>PMC, divulgação

Os jogos serão disputados nas canchas da Associação Atlética Recreativa Alfa – AARA – localizada na saída para Água Amarela. No sábado (25) os confrontos vão ocorrer a partir das 9 horas na primeira rodada, às 15 horas a segunda e no domingo (26) a partir das 9 horas da manhã.

De acordo com Chico Pacheco o evento está sendo possível graças ao patrocínio de algumas empresas que entenderam a necessidade inclusiva dos deficientes também no esporte. “A Copa é uma homenagem à Chapecó, não visa lucro e a sede da AARA estará aberta para quem deseja assistir os jogos e observar como os deficientes visuais também sabem competir”, destacou Chico Pacheco.

O professor explica que diante da necessidade de dar mais opções para os deficientes em Chapecó, a Associação Beneficente Betesda resolveu criar também o Departamento de Paradesporto que auxilia este evento. A Betesda em Chapecó oferece uma série de serviços à comunidade como aulas de inglês, informática, teatro, musica, culinária, médicas e jurídicas. “Agora se volta também para ações que contribuam com pessoas com deficiência”, concluiu Chico Pacheco.

Essa Copa também serve de preparação e treinamento para o PARAJASC – Jogos Paradesportivos de Santa Catarina – que irá ocorrer em outubro na cidade de Jaraguá do Sul. A equipe de futsal dos deficientes visuais de Chapecó também deve participar em outubro do Brasileiro de Master que vai ocorrer em São Paulo.