Blog do Prisco
Coluna do dia

Corre, Temer

Caso não venha a ser também engolido pela Lava Jato – 12 de seus ministros recém-empossados receberam doações polpudas de empreiteiras investigadas no Petrolão – Michel Temer terá, no máximo, 90 dias para mostrar soluções concretas, trazendo alguma luz para o breu que toma conta do Brasil.

O prazo foi estipulado por seis grandes banqueiros e seis grandes empresários ouvidos pelo Jornal Folha de S. Paulo. Além das reformas trabalhista e previdenciária, a turma do andar de cima quer sinais de que o novo mandatário vai dar um jeito para brecar a trajetória galopante, para cima, da dívida pública. Ela já atingiu 67% do PIB. Se continuar a subir, os juros terão que subir ainda mais. E a recessão se aprofundará.

Já para o governador Raimundo Colombo, entrevistado da edição de fim de semana da Revista IstoÉ Dinheiro, Temer tem muito menos tempo para mostrar resultados: 30 dias. Corre, Temer! O tempo também corre contra o presidente interino.

 

Liminar na Civil

O desembargador Sérgio Izidoro Heil atendeu pedido de suspensão de segurança, impetrado pela Procuradoria do Instituto Estadual de Previdência (Iprev), e determinou a suspensão de liminar obtida pelo Sindicato dos Policiais (Sinpol) e que garantia pagamento de aposentadorias especiais a toda a Polícia Civil catarinense.

 

Lesão

Em seu despacho, Heil fundamentou a decisão, dentre outros argumentos, pela baliza da lesão aos cofres públicos. O cumprimento da liminar conseguida pelo Sinpol, segundo o Iprev, acarretaria aumento de R$ 3 milhões mensais nas despesas do instituto. Eis uma disputa judicial que promete se estender. A Procuradoria está comemorando o desdobramento, salientando a importância de não se onerar ainda mais o caixa do Iprev.

 

Articulando

Recebida pelo presidente Hélio Bairros em encontro descontraído na sede do Sinduscon, Angela Amin se mostrou à vontade e pediu ajuda ao setor para a elaboração do Florianópolis 2020. O programa do Partido Progressista pretende discutir com a população, com a sociedade civil organizada, com os representantes dos setores produtivos um conjunto de ações que possam desenhar um novo futuro para a cidade.

 

Cartel?

A bancada catarinense na OAB, formada pelos conselheiros Tullo Cavallazzi Filho, João Paulo Tavares e Sandra Krieger Gonçalves, quer que o Conselho Federal apure a existência de cartel para distribuição de vacinas contra o vírus H1N1. Requerimento solicitando a inclusão do pedido na pauta da reunião desta segunda-feira (16), em Brasília, foi encaminhado esta semana ao presidente nacional Cláudio Lamachia.

A denúncia de um possível cartel foi feita pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina, Marcus Antônio Luiz da Silva, que precisou cancelar o calendário de vacinação dos advogados catarinenses por falta do produto. A bancada quer que a denúncia seja levada à ANVISA, Conselho Federal de Farmácia, CADE e Polícia Federal.

 

Conselheiro nacional

O secretário de Estado da Educação e presidente do Consed, Eduardo Deschamps, será o representante de Santa Catarina no Conselho Nacional de Educação (CNE) e irá compor a Câmara de Educação Básica. O decreto da Presidência da República foi publicado no Diário Oficial da União no dia 11. A posse está prevista para junho e o mandato é de 4 anos.