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CÔRTE DEFENDE QUALIFICAÇÃO PARA INDÚSTRIA 4.0

Investir na educação e requalificação de trabalhadores, professores, empresários e dos departamentos de recursos humanos; em novos métodos de ensino, além de criar parcerias entre diferentes setores, estimular maior participação das mulheres no campo tecnológico e modernizar as relações trabalhistas. Essas devem ser as prioridades para preparar o Brasil para a indústria 4.0, defendeu nesta segunda-feira (17) o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, durante painel sobre o tema no Encontro Econômico Brasil – Alemanha (EEBA), que ocorre na cidade de Weimar, no Estado alemão da Turíngia.

O painel debateu os desafios brasileiros para a inserção do País na indústria 4.0 e como evitar o aumento do gap de competitividade entre o Brasil e alguns de seus principais competidores. “Sem educação não melhoraremos a qualidade de vida dos trabalhadores e de suas famílias”, afirmou Côrte. Para ele, o Brasil tem desafios e oportunidades com o avanço da indústria 4.0, também chamada de manufatura avançada. Na opinião de Côrte, se aproveitar o momento e se preparar, o País poderá pular etapas no seu desenvolvimento e alcançar os países líderes em tecnologia industrial, como Alemanha, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul.

A chamada indústria 4.0 é a evolução da automação, com uso da internet e outras tecnologias, que permitem a produção inteligente e a customização em massa, além de reduzir as ineficiências nos processos. Digitalização, inteligência artificial, sensores, robótica colaborativa e manufatura híbrida passam a ser elementos-chave no processo produtivo. A indústria 4.0 ocorre, explicou o presidente da FIESC, num contexto em que os custos da tecnologia caem – tornando as máquinas inteligentes mais baratas; a digitalização cresce e facilita o compartilhamento da informação; e a inovação ocorre de maneira mais colaborativa.

Em paralelo, o mundo do trabalho passa por transformações estruturais. “30% dos trabalhos hoje realizados não existiam há dez anos e 65% das crianças de hoje vão trabalhar em atividades que não existem ainda”, alertou Côrte, citando dados da pesquisa O Futuro do Trabalho, do Fórum Econômico Mundial. Conforme estudo da Mckynsey, trabalhos como gestão e aplicação de conhecimento são menos suscetíveis à automação, enquanto os relativos à coleta e processamento de dados, além dos trabalhos manuais previsíveis, são os mais propensos a serem substituídos por máquinas.