Blog do Prisco
Manchete

CPI para apurar abusos do sistema financeiro contra idosos

A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) propôs, em reunião nesta quarta-feira (27), na Comissão de Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso), a criação de Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) para apurar as denúncias de violência financeira exercida pelo sistema bancário contra os aposentados.

“Esta Casa precisa abrir essa caixa-preta do empréstimo consignado. Há um esquema que repassa informações privilegiadas ao sistema financeiro. Eles obtêm as informações antecipadamente. As ligações telefônicas dos agentes bancários começam antes mesmo de o cidadão saber que vai se aposentar”, relatou a vice-presidente da Comissão.

De acordo com Carmen, as denúncias que foram levadas à Comissão revelaram que os idosos, por questão financeira, também são alvos de abusos físicos e psicológicos de parte da família. “A extorsão começa com a ajuda na alimentação da família, na escola, depois vem a prestação da moto do neto e assim por diante. Resultado, eles só ficam com uma pequena parte da sua aposentadoria”, afirmou Carmen Zanotto.

Foto: Robson Gonçalves