Blog do Prisco
Manchete

CPI quer manter acareação nesta terça

A CPI dos Respiradores vai usar tudo o que tem à disposição, em termos de instrumentos jurídicos e políticos para que a acareação entre Douglas Borba, Helton Zeferino e Márcia Pauli seja mantida. O encontro está marcado para esta terça-feira, mas pode ter sido comprometido em função da prisão preventiva do ex-chefe da Casa Civil.

Os deputados já solicitaram, pelas vias  legais, o comparecimento de Borba à Alesc. Ele teria que vir sob escolta policial, de camburão inclusive. Haverá constrangimento? Pode até ser, mas não foram os deputados que protagonizaram a escandalosa compra dos equipamentos que não chegaram a SC.

É legítimo o pleito da CPI. A acareação estava marcada antes da prisão de Douglas Borba. Mas sobretudo porque há muitas inconsistências nos depoimentos dos três, que são os pivôs, da parte do governista, deste caso. Colocar o trio frente a frente para os devidos esclarecimentos é fundamental para o avanço das investigações.

 

Peso

 

O fato de Douglas Borba estar detido preventivamente, o que pode prolongar sua permanência atrás das grades, gerou expectativas sobre a possibilidade dele assinar um acordo de delação premiada. Se assim proceder, o ex-titular da Casa Civil teria informações que atingiriam escalões acima dele na política estadual? A conferir.

 

Previsível

 

Quando o Ministério Publico pediu pela primeira vez a prisão de Douglas Borba, quando foi deflagrada a Operação Oxigênio, a Justiça não concedeu. Comentei no SBT Meio Dia e também no Blog e nas colunas que o Judiciário não estava fazendo sua parte neste caso pois o grande temor era o que justamente vinha acontecendo: os envolvidos estavam destruindo provas e fazendo transferências financeiras. O que comprova que toda a operação de compra através da empresa Veigamed não foi imperícia ou inexperiência. Tudo foi arquitetado para que houvesse malversação de dinheiro público.