Blog do Prisco
Destaques

Crea-SC: presidente Kita Xavier toma posse para gestão 2024-2026

Posse oficial acontece nesta quinta-feira, 18, no auditório da Fiesc, em Florianópolis

 

Nesta quinta-feira, 18, o Eng. Civil e de Seg. Trab. Kita Xavier toma posse ao cargo de presidente do Crea-SC. O evento acontece no auditório da FIESC, em Florianópolis, às 19h33.  Também será empossada a nova diretoria do Conselho eleita na plenária nº 926, realizada na mesma data, e a diretoria da Mútua-SC – Eng. Agr. Álvaro Antônio Ribas Dourado, Eng. Civil Núbia Ferreira da Luz e Eng. Civil, Sanit. e Amb. Roberta Maas dos Anjos para os cargos de diretor geral, diretora administrativa e diretora financeira, respectivamente.

Estarão presentes na cerimônia o vice-presidente do Confea, Eng. Eletric. Evânio Ramos Nicoleit, deputados federais e estaduais, presidentes de Creas, autoridades do Estado e profissionais da engenharia, agronomia e geociências.

Kita assume a gestão 2024-2026 dando continuidade aos programas desenvolvidos nos últimos três anos e colocando em prática as metas divulgadas durante sua campanha eleitoral. Com ações focadas na valorização profissional, na inovação tecnológica, no aprimoramento da fiscalização e na excelência dos serviços prestados aos profissionais, o engenheiro civil chega ao seu quarto mandato com a certeza de que é possível melhorar sempre. “Acredito profundamente que a inovação é o caminho que levará a engenharia, a agronomia e as geociências a patamares mais elevados.”

A partir deste ano o presidente irá focar na aproximação com o MEC, objetivando a melhoria das matrizes curriculares dos cursos da área tecnológica e a qualidade do ensino em Santa Catarina; investimento no programa Crea Jovem, para criar oportunidades e parcerias que auxiliem os profissionais recém-formados; e a implantação de novas tecnologias para coleta de dados, acompanhamento e controle de atividades da fiscalização.

A criação do conselho consultivo das empresas registradas será uma das prioridades. O projeto visa fomentar a proximidade entre os empresários e o CREA-SC por meio do desenvolvimento e difusão de iniciativas e serviços ofertados pelo Conselho, e ainda impulsionará a capacitação e o aprimoramento do conhecimento de empresários e colaboradores visando à melhoria da gestão empresarial.

Entre outros projetos estão, a continuidade da série de palestras “Diálogos Técnicos”, na área da engenharia, agronomia e geociências, visando à proposição de ações para os setores; o programa “Bolsa de Oportunidades”, com o objetivo de conectar o profissional com as vagas disponíveis no mercado; além de bolsas de pós-graduação através da Universidade Corporativa – Unicrea.

 

Destaques gestão 2021-2023

 

A gestão anterior teve destaque com a criação do Programa de Inovação, praticando fortes ações voltadas ao objetivo de conectar pessoas e organizações, fomentando a cultura de inovação. Outro grande foco desta administração, a Política de Patrocínio investiu R$ 7,2 milhões em 500 eventos técnicos, capacitando mais de 20 mil profissionais. A criação da Unicrea, em parceria com as instituições de ensino com benefícios, gratuidade e descontos em mais de 130 cursos; o aprimoramento da fiscalização com ações de impacto no estado e a contratação de 17 novos agentes fiscais foram investimentos de grande relevância.

 

Eleições

 

As Eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua ocorreram no dia 17 de novembro, em todos os estados da federação. Pela primeira vez na história, profissionais puderam votar pela internet e escolher os representantes para o próximo triênio. Dos 739.428 eleitores habilitados no país, participaram do pleito 141.784 profissionais, adesão de 19,17%.

O Eng. Civil e Seg. Trab. Kita Xavier foi reeleito presidente do CREA-SC para gestão 2024/2026, com um total de 5.202 votos, percentual de 53,65%. Dos 34.570 eleitores habilitados no estado, participaram da votação 9.696, adesão de 28,07%. O CREA-SC foi o terceiro do Sistema com o maior número de profissionais votantes.