Blog do Prisco
Coluna do dia

Crescimento invejável

Não é novidade para ninguém que Santa Catarina é um estado essencialmente empreendedor, gerador de oportunidades e inovador. Aqui se trabalha, se gera emprego e renda.

Agora é possível visualizar essa realidade lá da ponta, fora do contexto das grandes empresas porque saiu um levantamento detalhado da Junto Comercial do Estado.

Os dados mostram o crescimento de 2013 em diante, considerando-se o período compreendido entre janeiro e setembro. Desde aquele ano, o gráfico é ascendente, mas vinha subindo de forma tímida. Agora em 2019 houve um salto.

Salto

Das 58 mil empresas de 2013 há atualmente 113 mil na categoria Microempreendedor Individual (MEI). São aquelas pessoas que já têm o seu negócio e estão a incrementá-lo ou então que já trabalham por conta, mas que não faturam mais de R$ 81 mil mensais.

MEI

O dado é alvissareiro. As MEIs são um sinal de que a economia está girando, tem ciclo virtuoso, o que é resultado de todo um processo de avanço tecnológico. Santa Catarina lidera o crescimento de MEIs no Brasil.

Tiroteio

O deputado Sargento Lima vinha sendo um fiel escudeiro do governo desde o começo do mandato (ele assumiu em fevereiro deste ano). Quando se discutiu o repasse aos poderes, Lima chegou a ficar isolado, mas defendeu a proposta de Moisés da Silva, de reter no Executivo R$ 400 milhões do chamado duodécimo. Agora, pautas regionais e classistas levaram Lima a uma nova postura em relação à Casa D’Agronômica.

Santo de casa

Nesta sexta-feira, na assembleia da Aprasc, realizada em São José, Sargento Lima relatou a falta de atenção do Executivo as suas pautas: reposição de 37% aos praças (sem reajuste há cinco anos) e recuperação da rodovia no trecho da Serra Dona Francisca, que está em situação precária.

Inconformado

Lima não se conforma com a falta de atenção a esses temas. “Há três semanas fui falar com o governador sobre a reposição salarial. Na Agronômica, a conversa foi interrompida pelo chefe da Casa Civil (Douglas Borba), que disse: não vamos falar disso agora.” Lima relatou ainda que está tentando marcar reunião há três semanas e não consegue.

Pão e água

Também incomodou o deputado a diferença de tratamento dispensado ao partido que elegeu o governador (PSL), comparando-se a atenção dada a outras siglas. Nesta semana, o chefe da Casa Civil esteve na Alesc. Reuniu-se com parlamentares do MDB e do PT, mas não esteve com nenhum do PSL.

Prêmio

Os economistas catarinenses Jefferson Chaves da Silva e Camila de Almeida Luca conquistaram o 2º lugar respectivamente, nas categorias Estudante e Dissertação de Mestrado do 25º Prêmio Brasil de Economia. O resultado foi divulgado pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon). A premiação dos três primeiros colocados nas cinco categorias de trabalhos ocorrerá no dia 16 de outubro, em Florianópolis, na noite de abertura do 23º Congresso Brasileiro de Economia (CBE).

Ativo

O ex-governador Raimundo Colombo prestigiou o ato de filiação do empresário Anselmo Freitas no PSD de Içara. O evento, que contou com a presença de outras lideranças do partido, foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores de Içara.

 

Posts relacionados

Temer, o articulado

Autor

Terra arrasada

Autor

Meirelles na ribalta

Autor