Blog do Prisco
Notícias Últimas

Criação do Fundo de Desenvolvimento do Sul

Avança em Brasília a criaçao de um Fundo de Desenvolvimento do Sul, que prevê linhas de financiamento para os três estados do Sul –   RS, SC e PR visando combater as desigualdades regionais. Essa semana, uma nova radada de reuniões entre os deputados Mauro Mariani, Valdir Colatto, o ex-senador e diretor do BRDE, Neuto De Conto e os ministros Osmar Terra (Desenvolvimento Social) e Helder Barbalho (Integração Nacional) discutiu detalhes da Medida Provisória que criará um fundo orçamentário. Esses recursos seriam geridos pelo BRDE.

“São investimentos que irão impulsionar a economia de toda a região do Contestado, Planalto Norte e Serra, bem como algumas cidades do Sul que não cresceram na mesma média do Estado”, frisou Mariani.

Valdir Colatto, Neuto de Conto, Osmar Terra e Mauro Mariani
Valdir Colatto, Neuto de Conto, Osmar Terra e Mauro Mariani

A grande vantagem do fundo são as condições facilitadas de pagamento, juros baixos e prazos diferenciados, algo que já existe no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Segundo o ex-senador Neuto De Conto, dos 27 estados, 22 possuem fundos constitucionais, RJ e SP são beneficiados pelos royalties do petróleo, enquanto RS, SC e PR não possuem qualquer benefício neste sentido. “Este fundo é uma luta de cerca de dez anos. Um pleito que já passou por vários governos, mas que agora tem tudo para avançar, fazendo justiça com o Sul”, acredita ele.

Foto divulgação