Blog do Prisco
Destaques

Criciúma é vencedora na categoria Saúde e Bem-Estar do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023

Premiação aconteceu nesta segunda-feira (13), em Florianópolis

 

Criciúma foi destaque na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023. O município foi vencedor na categoria Saúde e Bem-Estar, entre as cidades catarinenses com mais de 100 mil habitantes. A cerimônia de premiação aconteceu nesta segunda-feira (13), em Florianópolis, e reuniu gestores públicos, prefeitos e secretários municipais de todo o estado de Santa Catarina. Devido aos resultados positivos, Criciúma pode disputar a etapa nacional do prêmio, com municípios de outros estados brasileiros, que acontecerá em Brasília.

 

A iniciativa é realizada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila. A avaliação dos mais de 5 mil municípios brasileiros é feita com base no ranking do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). O objetivo é medir o nível de excelência das cidades brasileiras para potencializar a eficiência da gestão pública. “Esse reconhecimento é reflexo do compromisso em garantir o acesso à saúde pública, um direito de cada cidadão. É um estímulo para continuarmos avançando, buscando constantemente maneiras de melhorar a vida da população por meio da inovação na área da saúde”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

 

A premiação é composta por 67 indicadores, distribuídos em seis pilares gerais, que compõem um Ciclo Virtuoso de Desenvolvimento Humano, sendo eles: Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura e Mobilidade, Sustentabilidade, Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, e Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. Cada pilar é dividido em três categorias populacionais: até 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.

 

Na categoria Saúde e Bem-Estar, na qual Criciúma foi premiada, foram analisados os indicadores de cobertura da atenção primária, expectativa de vida ao nascer, leitos hospitalares (SUS) e profissionais da saúde (SUS) por mil habitantes, indicador sinético final do Previne Brasil, taxa de mortalidade infantil, cobertura vacinal e aplicação saúde. Neste pilar, são analisados, principalmente, a disponibilidade, qualidade e o investimento em saúde dos municípios. O município foi finalista, ainda, nas categorias de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, e Sustentabilidade, Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.

 

“A introdução do TeleSaúde é um exemplo claro de nossa dedicação à inovação, proporcionando aos cidadãos a conveniência de consultas médicas remotas, agendamentos online e a possibilidade de interconsulta entre profissionais da atenção básica e especializada, através da teleconsultoria. Isso representa um avanço significativo na facilidade no acesso aos serviços de saúde, tornando o processo mais ágil e eficiente para a população”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

 

De acordo com o secretário municipal de Governança, Tiago Pavan, outro ponto que contribuiu para a conquista do prêmio foi a inovação do transporte, por meio de aplicativo, para pacientes com dificuldade de locomoção. “Estamos entusiasmados com a oportunidade de levar essas práticas inovadoras para a etapa nacional do prêmio, destacando como a tecnologia e a gestão podem transformar positivamente a prestação de serviços de saúde e contribuir para a excelência na gestão municipal”, finalizou Pavan.

 

Posts relacionados

Vaguinho recebe o presidente do BRDE João Kleinubing para buscar oportunidades de financiamento para eletromobilidade

Redação

As praias mais seguras do Brasil estão em Palhoça

Redação

Governo de Criciúma realiza primeira ação de 2025 para promover o acolhimento de moradores em situação de rua

Redação