Blog do Prisco
Destaques

Criciúma ocupa 1ª posição no Brasil em coleta e destinação de resíduos sólidos

Mais de 80% dos bairros da cidade são contemplados com o serviço de coleta seletiva
Criciúma caminha para um futuro mais sustentável, consciente e tecnológico. O município ocupa a 1ª posição no Brasil em coleta seletiva e destinação de resíduos sólidos. A cidade atingiu a nota máxima no Ranking de Competitividade dos Municípios, em 2023. Atualmente, mais de 80% dos bairros são contemplados com o serviço de coleta seletiva, realizado semanalmente nas comunidades. O cronograma e itinerário da coleta pode ser conferido no site da Prefeitura de Criciúma, por meio do link bit.ly/3V0zXvA.
“É uma satisfação alcançar essa marca. Demonstra que estamos no caminho certo em relação à gestão do serviço de coleta seletiva. A destinação correta dos resíduos garante um futuro mais sustentável para as novas gerações e proporciona qualidade de vida para os mais de 240 mil criciumenses. Continuaremos elevando o nível de Criciúma para uma cidade cada vez mais consciente e tecnológica”, ressaltou o prefeito Clésio Salvaro.
O descarte incorreto de resíduos na natureza é um dos principais problemas que causam danos ao meio ambiente. Em Criciúma, os trabalhos de coleta, transporte e destinação de resíduos sólidos são realizados pelo Grupo Rac Saneamentos e Racli Limpeza Urbana. A coleta seletiva passa uma vez por semana em cada bairro, às 8h e às 13h. “É importante que os resíduos estejam higienizados e sejam jogados no lixo apenas no dia da coleta, para facilitar a separação e evitar o acúmulos dos materiais”, destacou a gestora do Fundo de Saneamento Básico (Funsab) da Prefeitura de Criciúma, Anequésselen Bitencourt Fortunato.
O lixo reciclável é encaminhado para o Centro de Processamento de Resíduos, onde está localizado o Ecoponto. Lá, as cooperativas e associações de catadores são responsáveis pela separação e, posteriormente, comercialização dos materiais. No Ecoponto é realizado, ainda, o descarte de objetos e materiais como móveis, pneus, pilhas e baterias, que não podem ser jogados no lixo comum e necessitam de tratamento específico.
Programa Jogue Limpo com a Cidade
O município de Criciúma possui, também, outros programas e ações que contribuem para o aumento da cobertura da coleta seletiva e preservação do meio ambiente. Com o projeto Jogue Limpo com a Cidade, que tem o propósito de incentivar a separação de lixo, o cidadão pode obter até 50% de desconto na Taxa de Coleta e Destinação de Resíduos Sólidos (TCDRS), que é cobrada junto com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Para isso, materiais como papelão, papéis, jornais, plásticos, latas, isopor, caixas, metais e vidros devem ser lavados, separados e entregues nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pelo município. Os locais podem ser conferidos em bit.ly/48ywtUe. “Nos pontos de descarte, os profissionais realizam a verificação e a pesagem dos materiais. Por isso, é importante que todos estejam separados da forma correta. Depois disso, o fiscal realiza o cadastro no aplicativo do programa, onde o munícipe pode conferir, também, seu saldo”, explicou Anequésselen.
O morador pode acompanhar o seu saldo, informações e pontos de entrega mais perto da sua residência por meio do aplicativo REVER Cidadão, disponível na App Store e na Play Store.
Novas lixeiras subterrâneas
Até o fim de 2024, o Governo de Criciúma deve instalar 20 lixeiras subterrâneas nas praças e parques municipais. Até então, já foram instalados equipamentos em três locais: Praça Nereu Ramos, Praça da Santa Bárbara e na Praça do Congresso. Nas próximas semanas, serão instaladas outras seis lixeiras nos seguintes pontos: Parque das Nações, Praça Maria Silva Rodrigues, no Centro, e nos bairros São Luiz, Universitário e Pio Corrêa.
Cada kit de lixeira subterrânea é composto por dois compartimentos, um para resíduos recicláveis e outro para não recicláveis, com duas toneladas de capacidade cada. Os equipamentos ficam abaixo do solo e oferecem mais higiene e segurança. “Os materiais recicláveis são encaminhados para as cooperativas e associações de catadores do município, garantindo a renda e sustento para muitas famílias”, afirmou a gestora do Funsab.
A instalação das lixeiras subterrâneas fazem parte do Programa Acelera Criciúma, que prevê investimento de aproximadamente R$ 400 milhões em mais de 200 obras e projetos até o final de 2024.