Blog do Prisco
Manchete

Crise na Unisul leva coordenador do Curso de Medicina a pedir demissão

Os graves problemas administrativos e financeiros que atormentam a Unisul, que tem sede em Tubarão, levaram o competente professor doutor João Ghizzo Filho a pedir demissão (renúncia no termo usado por ele), nesta terça, 22, da coordenação do Curso de Medicina da universidade.

Este curso especificamente é sediado em Palhoça, na Pedra Branca. A gota d’água para o rompimento do vínculo  –  Ghizzo estava à frente da Medicina da Unisul desde 2003 – foi a decisão da reitoria de abrir vagas para até 160 (com as transferências, podendo chegar a 180) alunos em uma única turma/sala de aula.

Também crescem os rumores de que a Unisul, que tem caráter público, porém é uma instituição privada, pode ser vendida para uma empresa de fora.

Ghizzo fez um resumo da trajetória da universidade e do Curso de Medicina da Unisul, encerrando assim sua carta de demissão/renúncia:

“Considerando que julgo inviáveis todas as medidas propostas para serem  implementadas  a partir do ano de 2020-1 em diante, por absoluta incapacidade de manter a qualidade do curso sob o ponto de vista de infraestrutura administrativa, funcional e docente, além de não conseguir explicar essa lamentável medida aos nossos estudantes, ao corpo docente e às próprias entidades médicas, que sempre nos apoiaram, venho, através deste, informar que não posso compactuar com os termos do documento a mim enviado, por julgar inviável sua execução em nome da qualidade do ensino pelo qual sempre lutei.

Talvez eu esteja impossibilitado de ver corretamente os novos tempos e os novos desafios, mas não poderei dar sequência em um trabalho para o qual não me julgo adequadamente motivado e, talvez, preparado. É provável, porém, que o movimento que proponho seja inapropriado, no entanto, não tenho como levar a frente algo em que não acredito.

Assim, venho, através deste, apresentar minha renúncia ao cargo de Coordenador do Curso de Medicina da Unisul Pedra Branca, de professor e de Conselheiro da Fundação Unisul, em caráter definitivo e irrevogável.

 

Com a expressão do meu apreço, firmo-me

Atenciosamente

Prof. Dr. João Ghizzo Filho

Coordenador do Curso de Medicina da Unisul – Unidade Pedra Branca”