Blog do Prisco
Notícias Últimas

CRM-SC promove evento para discutir bioética e ética médica com profissionais catarinenses

Evento será transmitido a partir das 19h30 da próxima quarta-feira, 25/10

O presidente da International Chair in Bioethics (ICB), entidade global que atua na difusão do ensino da bioética e da ética médica no ensino superior, sobretudo nas escolas médicas, o português Rui Nunes será o convidado do mês do Momento da Ética, evento virtual promovido pelo Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC).

Ele vai falar sobre as discussões da 15th Conferência Mundial de Bioética, Ética Médica e Legislação na Saúde, realizada em Portugal de 16 a 19 de outubro, e destacar a importância de disseminar informações sobre o tema entre médicos e futuros médicos. A ICB hoje trabalha em parceria com 250 centros de ensino de diferentes partes do mundo.

“As mudanças na sociedade e os avanços da tecnologia, com pesquisas inovadoras em áreas como a genética, a reprodução assistida, a farmacologia, entre outras, exigem que o médico encare questões filosóficas, bioéticas e morais até pouco tempo atrás inimagináveis. É preciso estar atento a isso e acompanhar o debate que se dá em nível global sobre o tema”, diz o médico Anastácio Kotzias Neto (foto), representante catarinense no Conselho Federal de Medicina e responsável pelo Momento da Ética. “O debate, agendado para a próxima quarta-feira, dia 25 de outubro, também deve abordar o uso de plataformas digitais em pesquisas”.

Além de presidente da ICB, Rui Nunes é professor e presidente da Comissão de Ética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e membro da Comissão de Ética do Instituto Nacional de Medicina Legal. Um dos fundadores da Associação Portuguesa de Bioética, já presidiu a Entidade Reguladora da Saúde do país europeu e ocupou o cargo de Head of the Research Department of the International Network da UNESCO – Chair in Bioethics.

O Momento da Ética está agendado para a quarta-feira, dia 25, com transmissão pelo canal do CRM-SC no YouTube e no Instagram (@crm.sc) da entidade a partir das 19h30min.