Blog do Prisco
Coluna do dia

Cunha mete medo

Salvo engano, tudo indica que a cassação de Eduardo Cunha, ex e notório presidente da Câmara dos Deputados, continuará sendo levada em banho maria. Bem morninho e sem sal para embarrigar ao máximo o processo. Já há quem avalie, inclusive, que está dando toda a pinta de que nem será apreciado. Primeiro, depois de muita conversa e articulação, o atual piloto do nau legislativa, Rodrigo Maia, jogou o caso de Cunha para depois da votação do impeachment de Dilma Rousseff. Estão falando na data de 12 de setembro. Pura ficção. No calor das eleições municipais, os deputados nada devem votar de relevante. Na verdade, Eduardo Cunha mete medo em meio mundo. Em parte da cúpula do atual governo, no próprio Michel Temer e em pelo menos 100 deputados cujas campanhas ele ajudou a financiar em 2014. Se, em setembro, a degola do peemedebista tem tudo para não ser apreciada, o mesmo raciocínio se aplica a outubro. Pois haverá segundo turno em várias capitais e municípios maiores, mais uma bela desculpa para seguir embarrigando e dando sobrevida ao ex-presidente. Passado o segundo turno, já se começa a projetar o fim de ano e, vejam só, Cunha pode entrar em 2017 ainda com o seu mandato preservado. Vergonhoso!

 

Brincadeira fora de hora

Com a maioria dos Estados quebrados, soou como brincadeira de mau, de péssimo gosto, o movimento dos deputados para permitir, no âmbito do acordo das dívidas com a União, o reajuste salarial acima da inflação aos servidores estaduais. As promoções também fora liberadas. Uma senhora derrotada para o ministro Henrique Meirelles, mas principalmente para a sociedade.

 

Irresponsabilidade

Verdade que com as finanças à míngua, boa parte do Estados não conseguirá dar reajustes maiores que a inflação nem estabelecer políticas de promoções agudas. Mas sempre tem aqueles que, aberta a brecha, fazem a farra! Os resultados estão aí. As dívidas das unidades federadas com a União foram negociadas em 1998 e agora, renegociadas!

 

Pente-fino nas BR’s

Foi aprovado na Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, da Assembleia Legislativa, o requerimento do deputado Milton Hobus (PSD), que determina a realização de Audiência Pública para tratar da situação das rodovias federais, que cortam Santa Catarina. Agora, o parlamentar deve trabalhar no agendamento com as entidades para realizar a reunião geral.

 

Investimentos

Milton Hobus pede que Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes – Dnit, concessionárias de trechos pedagiados e Agência Nacional de Transportes Terrestres – Antt apresentem o plano de ações e investimento previsto para as BRS 101, 282, 470, 280, 116, 153, 158 e 163. Bela iniciativa!

 

Mais idade

Santa Catarina possui uma das maiores taxas de longevidade do país, com mais de 78 anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um Projeto de Lei, de autoria do deputado Natalino Lázare (PR), busca aumentar em cinco anos a idade máxima pra ingressar nas carreiras das instituições militares de Santa Catarina. Atualmente, a idade máxima  é de 30 (trinta) anos incompletos até o último dia de inscrição no concurso público.