Blog do Prisco
Destaques

Cunha não é o 1º. prefeito de Brusque eleito pela Câmara Municipal

“Ao contrário de informações divulgadas neste Domingo, 5/6/16, com a eleição de José Luiz Cunha (PP-foto de capa) para o cargo de Prefeito de Brusque, tendo por companheiro de chapa Rolf Kaestner (PP), Cunha não é o 1º. prefeito de Brusque eleito pela Câmara Municipal.

Lembro que eleito prefeito de Brusque, em 3 de outubro de 1950, pela aliança PTB, UDN e PSP, com 4.338 votos, Mario Olinger renunciou ao cargo de Prefeito para candidatar-se a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 1954.

Então a Câmara Municipal de Brusque elegeu e empossou no cargo de Prefeito Municipal de Brusque, em 13 de novembro de 1954, Aníbal Diegoli (foto interna), cujo mandato se estendeu até 31 de janeiro do ano da graça do Senhor de 1956, quando assumiu o médico Carlos Moritz (UDN), eleito no acirrado pleito do “Prefeito do Centenário”, em 3 de outubro de 1955. Por estreita margem Moritz derrotou o industrial Ingo Arlindo Renaux (PSD), neto do Cônsul Carlos Renaux e filho do Dr. Guilherme Renaux (um dos fundadores e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC).

No pleito que conduziu à Câmara Municipal de Brusque os vereadores que elegeram o prefeito Aníbal Diegoli, os partidos receberam a seguinte votação proporcional:

  • PSD – Partido Social Democrático – 1.917 votos.
  • UDN – União Democrática Nacional – 1.483 votos.
  • PTB – Partido trabalhista Brasileiro – 1.958 votos.
  • PRP – Partido Representação Popular – 426 votos.
  • PSP – Partido Social Progressista – 149 votos.

O vasto território abrangido então pelo município de Brusque era compreendido também pelos hoje municípios de Presidente Nereu, Vidal Ramos, Botuverá e Guabiruba, sendo eleitos os vereadores:

PSD – Carlos Boos, Pedro Boing, Alexandre Merico, Paulo Lourenço Bianchini.

PTB – Pedro Morelli, Alfredo A. Koelher, Pedro Cardeal, Oswaldo Niebuhr.

UDN – Júlio Will, Carlos Moritz, Aníbal Diegoli.”

 

Historiador Paulo Vendelino Kons

Aníbal Diegoli