Blog do Prisco
Coluna do dia

Dada a largada

Ex-secretário de Estado da Administração, Murilo Flores é agora oficialmente candidato a prefeito de Florianópolis. Foi o primeiro a carimbar o passaporte para a disputa. A convenção foi realizada na quinta à noite, na Capital. Flores já conta com o apoio declarado do ex-senador Jorge Bornhausen, hoje sem filiação. O governador Raimundo Colombo e o prefeito César Souza Júnior poderiam também respaldá-lo na hipótese de não se consumar a candidatura do professor Rodolfo Pinto da Luz, pelo PSD. O trio, obviamente, não quer saber de compromisso com Angela Amin (PP).

Falando nisso, o  vice-presidente nacional do PSB, Beto Albuquerque, que foi candidato à vice-presidente de Marina Silva, em 2014, prestigiou o ato. E disparou contra “figuras conhecidas” e que se colocam na corrida eleitoral deste ano. Recado claro à própria Angela e ao deputado Gean Loureiro (PMDB). “Justamente por serem conhecidos, podem perder. A população sabe o que já deixaram de fazer”, disparou.

Paulo Bornhausen, presidente estadual do PSB, foi no mesmo tom. Segundo ele, a candidatura de Flores vai surpreender. Os presidentes do Pros, PTC e PSL prestigiaram convenção.

 

Fundo próximo

A Assembleia Legislativa está com tudo pronto para que o presidente da Casa, deputado Gelson Merisio (PSD-foto), faça o depósito dos R$ 50 milhões que irão sustentar o Fundo de Apoio aos Hospitais Filantrópicos e Municipais, Cepon e Hemosc. Falta apenas que o Executivo finalize alguns trâmites burocráticos, como a criação da conta específica do banco, que deve levar mais alguns dias após a sanção do projeto de lei nessa semana.

 

Mutirão

Os recursos serão destinados a novos investimentos, em especial a retomada do mutirão de cirurgias, que tinha sido cancelado por falta de recursos no sistema de saúde. O novo repasse é composto pelo que foi economizado em 2015 na Alesc, em um forte processo de gestão no Legislativo, e agora vai ajudar a reduzir as filas das cirurgias eletivas.

 

Querem prender o Tio Ligas

O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Otacílio Costa ingressou na Justiça com pedido de prisão do prefeito da cidade, Luiz Carlos Xavier (PSD), o Tio Ligas, na última quinta-feira. A entidade afirma que houve um sucessivo descumprimento de decisões judiciais, como a obrigatoriedade de pagar o índice de reajuste salarial referentes aos anos de 2007 e 2008, a determinação para que juntasse ao processo a lista de funcionários com suas respectivas remunerações e a aplicação imediata dos índices do INPC aos reajustes salariais.

 

Argumentação

“Há uma intencional desobediência e obstrução à Justiça, com prejuízo ao andamento processual. E isso é um crime tipificado em nosso Código Penal, que em seu artigo 330 prevê para estes casos detenção de 15 dias e seis meses, além de multa”, advertiu o advogado do sindicato, Alberto Gonçalves de Souza Júnior.

 

Novas frentes

A consultoria paulista Maeri Consulting – especializada em fusões e aquisições, e que opera em Santa Catarina – visualiza uma nova fase de aquecimento nas operações de venda de empresas brasileiras para investidores estrangeiros, tendo em vista o novo cenário político que se desenha no Brasil.

De acordo com os sócios, os grupos estrangeiros interessados em mercados emergentes, até então se encontravam em compasso de espera por conta das crises econômica e política. Com a possibilidade sempre mais concreta de mudanças, e pela desvalorização cambial, as empresas brasileiras voltam a entrar no radar internacional.