Blog do Prisco
Coluna do dia

Dados do Paraná Pesquisa trazem surpresa para o Senado

Instituto Paraná Pesquisas fez um levantamento telefônico, com amostragem de 1.514 eleitores em Santa Catarina. Os pesquisadores levantaram as intenções de voto neste universo para presidente da República, para governador e para senador.

Jair Bolsonaro aparece bem à frente, com 52% das intenções de voto. Lula da Silva, o ex-presidiário agraciado com a possibilidade de nova candidatura por uma chicana golpista de Edson Fachin, tem 24,2%. Os outros nomes aparecem com números baixíssimos.

Para governador, muito provavelmente ainda em um recall de 2018, Moisés da Silva lidera com 24,2%. O senador Jorginho Mello é o segundo nesta enquete, aparecendo com 16,1% da preferência. De maneira surpreendente, o petista Décio Lima foi o terceiro na preferência dos entrevistados, seguido por Gelson Merisio (7,9%).

 

Luciano ao Senado

Para o Senado, o empresário Luciano Hang teve seu nome colocado como opção pela primeira vez e já surge como líder na preferência dos pesquisados: 22,9% disseram que votariam no “véio da Havan”. O ex-governador Raimundo Colombo é o segundo para a Câmara Alta, com 17,3%. João Rodrigues tem 7,9% das intenções de voto e Dário Berger fica com 5,3%. Os demais nomes pesquisados surgem com menos de 5% da preferência.

 

Contexto

Trata-se de um recorte de cenário, naturalmente, onde alguns nomes foram apresentados e outros não foram apontados como opções aos eleitores. Faz parte do contexto, um ano e três meses antes do pleito de 2022.

 

Movimento bolsonarista

Fica escancarada, no entanto, a força do presidente em Santa Catarina. Apesar de todas as dificuldades e os desgastes, naturais e dos de factoides e de manipulações a cargo da oposição esquerdista, o cenário estadual justifica os embates para colar a imagem de lideranças locais à do presidente da República.

 

Perspectivas

Em linhas gerais, Jair Bolsonaro enfrenta seu pior momento, mas as perspectivas são de ventos mais alvissareiros. A tal CPI do Circo parece que vai se esgotando em si mesmo e seus espetáculos meramente para distrair o público. A economia deve crescer até 6% em 2021 e os auxílios-emergenciais, nome do bolsa-voto versão da direita podem ser incrementados em breve. Sem contar que, na campanha, o eleitor vai ser devidamente lembrado de tudo o que houve, com todos os detalhes, na era Lula da Silva/PT.

 

Indústria

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do mês de julho apontou 64,9 pontos em Santa Catarina, frente aos 64,2 pontos registrados no mês de junho. Em âmbito nacional, a pontuação subiu de 61,7 em junho para 62,0 em julho. O aumento na confiança empresarial, tanto estadual quanto nacional, vem sendo constatado desde maio.

Vinhos de altitude

Aprovado hoje em Plenário o projeto de lei de autoria do deputado Volnei Weber que institui a Rota Turística Vinhos de Altitude de Santa Catarina.

O projeto abrange os municípios de Água Doce, Anitápolis, Arroio Trinta, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Brunópolis, Caçador, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Curitibanos, Fraiburgo, Frei Rogério, Iomerê, Lages, Macieira, Painel, Pinheiro Preto, Rancho Queimado, Rio das Antas, Salto Veloso, São Joaquim, São José do Cerrito, Tangará, Treze Tílias, Urubici, Urupema, Vargem Bonita, Campos Novos, Ibiam e Videira.