Blog do Prisco
Notícias

Dalirio Beber recebe Ordem Nacional do Mérito Educativo

Na tarde desta sexta-feira, 14, o senador da República, Dalirio Beber (PSDB-SC), recebeu, das mãos do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, a medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo, no grau de Grande Oficial.

A honraria é concedida a personalidades nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído de maneira excepcional para o desenvolvimento da Educação.

A indicação da homenagem, feita pelo Ministério da Educação ao senador Dalirio, se deu em função do trabalho intenso do parlamentar para promover a educação no país, e principalmente, por sua atuação durante a relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentária de 2019, que priorizou recursos para esta, que é uma das suas principais bandeiras do seu mandato.

fotos>divulgação

“Com muita alegria, entrego essa medalha ao senador Dalirio, que foi parceiro da Educação, durante todos os momentos de seu mandato, mas, em especial neste ano, quando relator da Lei de Diretrizes Orçamentária. Como tal, ele garantiu que entrasse na redação da LDO, algo que fosse fundamental, que é a indicação de que o Orçamento da Educação não pode ser menor, e deve ser no mínimo reajustado pela inflação todos os anos, independente dos outros ministérios, o que foi um grande avanço. Agradeço em público ao senador, que o fez, sem nunca pedir absolutamente nada, pelo excelente trabalho feito”, destacou Rossieli.

Para o senador Dalirio, cuja esposa, Eliana Cunha Beber, presente no evento é professora, que tem filhos professores, a homenagem é um reconhecimento ao seu trabalho intenso e constante para que todo brasileiro, todo catarinense, tenha acesso à educação de qualidade.

“Recebo com grande orgulho esta Comenda da Ordem Nacional do Mérito Educativo, mas a tributo ao apoio dos parlamentares da Comissão Mista de Orçamento, dos consultores do Senado Federal e da Câmara Federal, dos assessores, da minha equipe e de todos os que me permitiram, tornar vencedoras propostas que garantiram recursos para a melhoria da educação brasileira”, destacou ao receber a medalha.

Ordem Nacional do Mérito Educativo

A Ordem Nacional do Mérito Educativo é uma condecoração criada pelo Decreto Nº 38.162 de 28 de outubro de 1955 e modificada pelo Decreto Nº 65495 de 5 de novembro de 1971.[1] Tem por finalidade a premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se tenham distinguido por excepcionais serviços prestados à Educação Brasileira.

Criada em 1955, a distinção homenageia pessoas que se destacam por suas ações em defesa da educação. Brasileiros e estrangeiros podem receber a honraria, dividida em cinco graus: Grã-Cruz, a mais alta; Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

O ministro da Educação é o presidente do Conselho da Ordem, que também é integrado pelos presidentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Educação (CNE).

 

A condecoração foi realizada em sessão solene, no Conselho