Blog do Prisco
Destaques

Dalirio: parlamentarismo para sair da crise

Ao participar de reuniões e eventos políticos durante o final de semana na Capital interior do estado, o senador Dalirio Beber (PSDB) voltou a defender a necessidade de ampliar gradativamente o debate sobre a possibilidade de um novo sistema de governo para o Brasil: o parlamentarismo. Dalírio diz que o modelo – que estabelece maior responsabilidade do Poder Legislativo sobre o Executivo – seria uma alternativa viável para o país sair rapidamente da crise econômica e política em que se encontra.

dalirio parlamentarismo

“Na cultura política brasileira queremos concentrar o poder todo nas mãos de uma única pessoa, um único líder. O parlamentarismo faria com que a Câmara Federal tivesse mais responsabilidade, pois é ela quem iria governar o país. A superação de crise com esse modelo seria muito mais rápida porque o governo que não consegue constituir uma maioria sólida sobre um programa para o país ganha o voto de desconfiança e sai fora. Cada vez mais é necessário que o político seja coerente entre o que diz e sua prática. O parlamentarismo é um
tema que precisa continuar a ser debatido. Não para aplicar agora, como remédio. Mas discuti-lo e deixar estabelecido para aplicar lá na frente. O primeiro-ministro apenas representa um grupo de parlamentares que são maioria para garantir o cumprimento daquilo que se promete à população”, resume.

Foto: Jefferson Rudy, Ag. Senado, arquivo, divulgação

Posts relacionados

Projeto de Lei que amplia liberdade econômica em Santa Catarina vai facilitar abertura de empresas no Estado

Redação

Governo de Santa Catarina lança edital para construção da Barragem de Botuverá

Redação

Esquerdopata enxovalha SC; deputado devolve na moleira

Redação