Blog do Prisco
Destaques

Dalirio: parlamentarismo para sair da crise

Ao participar de reuniões e eventos políticos durante o final de semana na Capital interior do estado, o senador Dalirio Beber (PSDB) voltou a defender a necessidade de ampliar gradativamente o debate sobre a possibilidade de um novo sistema de governo para o Brasil: o parlamentarismo. Dalírio diz que o modelo – que estabelece maior responsabilidade do Poder Legislativo sobre o Executivo – seria uma alternativa viável para o país sair rapidamente da crise econômica e política em que se encontra.

dalirio parlamentarismo

“Na cultura política brasileira queremos concentrar o poder todo nas mãos de uma única pessoa, um único líder. O parlamentarismo faria com que a Câmara Federal tivesse mais responsabilidade, pois é ela quem iria governar o país. A superação de crise com esse modelo seria muito mais rápida porque o governo que não consegue constituir uma maioria sólida sobre um programa para o país ganha o voto de desconfiança e sai fora. Cada vez mais é necessário que o político seja coerente entre o que diz e sua prática. O parlamentarismo é um
tema que precisa continuar a ser debatido. Não para aplicar agora, como remédio. Mas discuti-lo e deixar estabelecido para aplicar lá na frente. O primeiro-ministro apenas representa um grupo de parlamentares que são maioria para garantir o cumprimento daquilo que se promete à população”, resume.

Foto: Jefferson Rudy, Ag. Senado, arquivo, divulgação