Blog do Prisco
Notícias

Dalirio: “Porto de Itajaí está doente”

O ministro da Secretaria Nacional de Portos, Edinho Araújo, informou ao senador Dalirio Beber (PSDB-SC), durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura, na manhã desta quarta-feira (15) que o órgão está investindo pesadamente na sobrevivência do porto de Itajaí, junto com o governo de Santa Catarina.

DALÍRIO PORTO DE ITAJAÍDalirio explicou ao ministro que apesar da grande importância do porto para as exportações do Estado, a burocracia estatal e o surgimento de vários terminais privados às margens do rio Itajaí estão agravando a competitividade do terminal público. E desabafou:

– O porto de Itajaí está doente. Se não for socorrido com urgência, poderá entrar em fase terminal em pouco tempo”.

Na procura de ajuda para o Itajaí, senadores e deputados da Frente Parlamentar Catarinense e administradores do porto se encontrarão nesta quinta-feira (16) com o Advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Adams.

Ao ministro da AGU, Dalirio adiantou que pedirá uma solução de caráter jurídico que desburocratize e permita à
administração de um terminal público, como o Itajaí, possa receber investimentos privados.

À disposição do porto estão R$ 156 milhões de recursos externos aguardando aval do governo. O dinheiro seria usado para revitalizar a competitividade exportadora do Itajaí, que hoje enfrenta principalmente a concorrência de um porto privado bem à sua frente, do outro lado do rio, queixou-se o senador catarinense.

– Queremos que o ministro desate o nó da burocracia para dar aos portos públicos maior agilidade para investir na
ampliação de seus terminais e, assim, competir com o setor privado na área portuária”, disse o senador catarinense. Caso contrário, os recursos destinados ao Itajaí serão destinados a outro terminal, advertiu Dalirio.

Eles também pedirão a Adans que interceda junto ao governo para prorrogar o prazo de 25 anos de concessão autorizados ao Itajaí.

Foto: Ag. Senado, divulgação