Blog do Prisco
Notícias

Dalirio reafirma comprometimento com Pacto Federativo na Mobilização Municipalista

O senador Dalirio Beber (PSDB-SC) participou nesta quarta-feira, 5, da Mobilização Municipalista promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e reafirmou seu comprometimento com a aprovação da pauta municipalista.

“Sou um defensor da causa dos municípios, justamente porque é no município que todos nós nascemos, moramos e trabalhamos. Lamentavelmente, os administradores municipais estão vivendo o pior momento das gestões municipais, com o menor índice de arrecadação. Nós desejemos que o Brasil melhore, ofereça empregos, aumente a arrecadação, para podermos ter uma partilha justa entre os estados e municípios. Nesse sentido quero estar ao lado de vocês de forma integral. Hoje a participação desse bolo tributário é quase insignificante, uma profunda defasagem em relação à União. A revisão do pacto federativo é imperioso”, destacou o senador.

Segundo o parlamentar grande parte dos senadores votam a favor das pautas municipalistas, mas é necessário que haja “mais união do movimento para pressionar esse novo governo”. 

Prefeitos da atual gestão, reeleitos e eleitos para o primeiro mandato estiveram presentes no encontro que quis sensibilizar o Congresso Nacional e o governo federal, para a situação em que se encontra os governos locais. Principalmente, no atual momento de recessão econômica e de previsões pessimistas para o próximo exercício. 

 

Os presidentes das entidades estaduais e integrantes da diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM) compuseram a mesa, que liderou as atividades. O vice-presidente da entidade, Glademir Aroldi, abriu os trabalhos mostrando os entraves que impediram o pagamento do 1% adicional do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e que cancelaram a possibilidade de as Prefeituras receberem porcentual da multa aplicada sobre os valores repatriados. Essas duas medidas adotadas pelo governo federal retiraram recursos dos Municípios. 

 

O evento aconteceu no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, em Brasília.