Blog do Prisco
Destaques

Daniela Reinehr se reúne no Oeste com municípios e técnicos da Força Nacional do SUS

A vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, acompanhou durante todo o final de semana os trabalhos da Regional de Saúde de Chapecó e dos técnicos do Ministério da Saúde que chegam desde sexta-feira, 26, à região no combate à Covid-19. Daniela ouviu dirigentes em saúde e prefeitos em Chapecó, Xanxerê e Xaxim, onde hospitais vêm enfrentando o colapso no sistema de saúde pela proliferação dos casos.

Neste domingo, 20 respiradores foram entregues pela Secretaria de Estado da Saúde ao Hospital Regional do Oeste (HRO) e à prefeitura de Chapecó, para realocação de atendimento e reforço na abertura de leitos de UTI na UPA municipal.

As principais solicitações dos municípios ouvidos pela vice-governadora foram reforço no envio de profissionais de saúde, apoio em questões logísticas de atendimento e recursos para insumos e medicamentos.

Em Xanxerê, a vice-governadora e o prefeito Oscar Martarello receberam no sábado dois técnicos da Força Nacional do SUS, enviados pelo Ministério da Saúde. Eles iniciaram sexta-feira as vistorias técnicas na emergência, UTI e enfermaria Covid do Hospital Regional São Paulo, bem como no Ambulatório de Campanha aberto na última semana pela Prefeitura de Xanxerê para atender os pacientes com Covid.

Daniela ouviu prefeitos e secretários de saúde nos municípios

Daniela ouviu os pleitos do Diretor do Hospital São Paulo, Fábio Lunkes, sobre o trabalho logístico de transferência de pacientes, ocupação de leitos de pacientes com Covid-19 e repassou os pedidos para a Secretaria de Estado da Saúde.

“É um momento delicado, em que precisamos unir as forças da prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal para conseguirmos sair da situação tão crítica que enfrentamos no Estado. Ainda teremos momentos difíceis pela frente e estamos buscando alternativas para termos mais profissionais de saúde no atendimento aos novos leitos que estão sendo abertos e equipados. Pedimos que as pessoas tomem todos os cuidados de prevenção, de higiene individual e coletiva e vamos atravessar esta situação tão grave”, declarou a vice-governadora.

 Ministério da Saúde dá suporte junto ao Governo do Estado

Neste domingo, o município passou a receber auxílio de sete profissionais enviados pelo Ministério da Saúde e mais 20 respiradores para o Hospital Regional São Paulo. “Agradecemos a visita da vice-governadora Daniela, que tem se empenhado muito com o nosso pedido de socorro para aquilo que Xanxerê tanto preciso nesse momento de colapso, e esperamos que a ajuda e os recursos efetivamente cheguem, para socorrermos as pessoas que ainda aguardam por um leito de UTI”, reforçou Martarello.

Estiveram presentes na reunião com a vice-governadora Daniela Reinehr, o vice-prefeito Adenilso Biasus, a Secretária Municipal de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, o Procurador Geral do município, Fernando Dal Zot, o diretor do Hospital Regional São Paulo, Fábio Lunkes, o chefe de gabinete João Carlos Ecker, o Diretor Técnico da Secretaria de Saúde, Diego Corso, e os técnicos do Ministério da Saúde, Maria da Natividade Maia Saraiva e Guilherme de Godoy Ficareli.

Xaxim pede reforço em recursos para compra de medicamentos

Na prefeitura de Xaxim, no sábado, a vice-governadora obteve a informação de que o município deve receber 15 mil kits de testagem solicitados em visita do prefeito Edilson Folle ao Governo Federal. O município solicitou o apoio da vice-governadora para um reforço em recursos para aquisição de insumos e medicamentos para o atendimento de pacientes Covid.

O secretário municipal de Saúde, Uilian Cavalheiro, apresentou dados sobre o atendimento no Hospital Frei Bruno, na reunião que também teve a presença dos secretários de Administração, Beto Grasel, e do secretário de Educação, Sargento Mauro e Oliveira, que coordena a Equipe de Fiscalização Covid-19 na cidade.

A vice-governadora comprometeu-se em continuar a interlocução com a Secretaria de Estado da Saúde e o Governo Federal, a fim de auxiliar os municípios nas novas demandas que surgem para o atendimento à população.