Blog do Prisco
Notícias

Dário confirma reunião com DNIT em Chapecó

Após pedido emergencial ao vice-presidente Michel Temer, senador recebeu a confirmação do ministro dos Transportes de realização de audiência nesta sexta-feira (7) para definir cronograma de recuperação das BRs 282, 158 e 163

Em audiência emergencial com o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues (c), o senador Dário Berger recebeu a confirmação de que uma audiência será realizada na próxima sexta-feira (7), na Câmara de Vereadores de Chapecó, às 15h, para discutir e encaminhar as ações mais urgentes para a recuperação das BRs 282, 158 e 163. O encontro será entre representantes das empresas responsáveis pela manutenção das rodovias, do DNIT de Brasília e o superintendente do órgão em Santa Catarina, Vissilar Pretto. O objetivo é definir um cronograma de atuação imediata.

Antes da reunião com o ministro, nesta terça (4), uma comitiva de 38 prefeitos, deputados estaduais e federais foi recebida pelo vice-presidente, Michel Temer. A pedido dos catarinenses, ele determinou ao Ministério dos Transportes e à direção geral do DNIT que busquem uma solução urgente para os problemas da malha viária do Oeste catarinense. Dário entregou a Temer um ofício no qual os prefeitos solicitam o imediato início das obras de recuperação das BRs 282, 158 e 163, que servem de corredor para o escoamento da produção
agroindustrial do Estado.

DÁRIO SENADOR MINISTRO TRANSPORTES

“O Oeste catarinense é o maior produtor e exportador de carnes de aves e suína do país, o que faz com que o Brasil seja o terceiro exportador mundial desses produtos. Inclusive, essa região abastece as agroindústrias do Paraná e de São Paulo”, lembrou o senador.

No mesmo documento entregue ao vice-presidente o grupo de prefeitos e deputados ressaltou que acidentes fatais ocorrem diariamente naquela região devido às péssimas condições das rodovias, trafegadas por milhares de pessoas. O ofício diz ainda que diversas tentativas de comunicação com a Superintendência do DNIT em Santa Catarina foram feitas desde 2012, mas não houve resposta e nenhuma providência foi tomada pelo órgão.

Os prefeitos de Coronel Freitas, Mauri Zucco, Riqueza, Manfried Rutzen, Jardinópolis, Sadi Ferreira, Cunha Porã, Jairo Ebeling, Anchieta, Ari Prestes de Oliveira, Saudades, Daniel Kothe, Água Doce, Noveli Sganzerla, Modelo, Ricardo Luis Maldaner, Arvoredo, Janete Bianchin, Campo Erê, Rudimar Borcioni, São Bernardino, Ivo Ludwig, Caxambu do Sul, Vilmar Foppa, Planalto Alegre, Plinio Dallacorte, Xaxim, Idacir Oorso, e São Carlos, Cleomar Kuhn, participaram da comitiva representante do Oeste de Santa Catarina.

Enxurrada

Na manhã de terça-feira (4), Dário também acompanhou prefeitos e deputados catarinenses que foram solicitar ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, uma ação eficaz do governo federal para atender os municípios atingidos por enxurradas na região Oeste entre junho e julho.

Os prefeitos de Coronel Freitas, Saudades, Maravilha e Anchieta, os deputados federais Valdir Collatto, Pedro Uczai e Celso Maldaner, e os deputados estaduais Mauro de Nadal e Dirceu Dresch levaram ofício informando que o setor produtivo, especialmente de frango e suínos, enfrenta uma situação crítica nessas cidades por conta da falta de condições de escoamento da produção. Estradas, acessos, pontes, bueiros, drenagem urbana, reconstrução de casas e prédios públicos também são demandas urgentes.

“Essa recuperação só será possível com a ajuda dos governos estadual e federal. Os danos provocados pelas chuvas comprometeram significativamente a infraestrutura e a economia local”, disse o senador.

A comitiva foi informada que a homologação de calamidade pública para Coronel Freitas e Saudades seria publicada ainda na terça, possibilitando ações efetivas do ministério.

Foto: divulgação